939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quarta-feira, Dezembro 3, 2025
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Novo sintético representa “viragem” e impulsiona transformação no CD Paços de Brandão

Foto: Arquivo Rádio Sintonia (2023)
137visualizações

As obras de renovação do piso sintético do Estádio D. Zulmira Sá e Silva estão a aproximar-se do fim. O investimento, de 210 mil euros, representa para o presidente do Paços de Brandão, Hugo Costa, um ponto de viragem na história do clube. Em declarações à Rádio Sintonia, o dirigente admite, contudo, que ainda não é possível garantir que o recinto esteja pronto para receber a 14.ª jornada do SABSEG, agendada para 14 de dezembro, frente à Ovarense. Tudo dependerá das condições meteorológicas dos próximos dias.

“Não consigo confirmar se estará concluído. Estamos muito dependentes do tempo. Falta apenas aplicar a areia e a borracha“, afirmou Hugo Costa, em entrevista à Sintonia, esta quarta-feira, explicando que se o tempo se mantiver húmido não será viável a colocação da areia.

A obra está em curso desde julho e atrasou-se cerca de três meses devido a problemas com a primeira empresa. O custo da empreitada é, em “grande parte“, suportado pelo clube, mas há também apoios da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, da Junta de Freguesia de Paços de Brandão e de várias empresas locais. Para Hugo Costa, a colocação do novo piso é um marco para o futuro do emblema brandoense. “É a viragem de uma página. O antigo sintético tinha cerca de 20 anos e estava muito desgastado, o que aumentava o risco de lesões. Muitos atletas não queriam treinar aqui, tanto nas camadas jovens como na equipa sénior“, sublinhou, realçando que após as obras o clube contará com dois sintéticos (a contar com o de campo Januário Monteiro) em boas condições.

Foto: Arquivo Rádio Sintonia (2023)

Novo piso abre horizontes que passam pelo crescimento da formação. Seniores no bom caminho para assegurar manutenção

O clube conta atualmente com 230 atletas na formação e acredita que as novas condições potenciarão o seu crescimento. “O objetivo é aumentar o número de atletas e oferecer melhores condições. Renovámos também todos os balneários, incluindo os antigos balneários debaixo da bancada, e o futebol feminino já tem duas equipas”, afirmou o presidente, considerando que o clube estará agora pronto para desenvolver ainda mais as camadas jovens.

Apesar de ter disputado todas as 13 jornadas fora de casa, a equipa sénior ocupa o 5.º lugar da tabela, com 21 pontos, sendo uma das formações mais regulares e consistentes do Campeonato SABSEG. Hugo Costa considera o percurso “muito positivo” e reforça que a prioridade é garantir a manutenção o mais cedo possível. Com muitas jornadas da segunda volta a serem disputadas em casa, o dirigente acredita que esse fator será importante para alcançar rapidamente a permanência no principal escalão do futebol aveirense. O dirigente aproveitou ainda para agradecer aos clubes que aceitaram inverter jornadas, gesto que considerou “fundamental” para o Paços de Brandão.

A briosa pretende celebrar a inauguração do novo sintético com um dia especial, reunindo todos os escalões de formação. No entanto, o evento continua dependente do estado do tempo. “Amanhã (quinta-feira) ao final do dia teremos de tomar uma decisão”, adiantou. Se não conseguir estrear o relvado no dia 14, a direção acredita que será possível fazê-lo até ao final do ano ou, em último caso, no primeiro jogo de 2026.

“Clube vai reabrir com uma nova imagem”

As melhorias no estádio não se limitam ao relvado. A loja e a bilheteira também foram alvo de renovação. Hugo Costa, que preside o clube desde 2021, deixou um agradecimento à direção e a todos os que, de forma voluntária, contribuíram para o processo, incluindo várias pessoas da freguesia que se deslocaram ao estádio para ajudar “naquilo que fosse necessário“. “O clube vai reabrir com uma nova imagem“, assegurou o dirigente, agradecendo também a todas as empresas e entidades que colaboraram com a obra. “Agora vamos seguir em frente, com o novo relvado, mais verdinho”, concluiu.

Com as obras praticamente concluídas, o novo sintético — que substitui um piso com duas décadas de uso — marca o início de um novo ciclo para o Paços de Brandão, que em 2026 celebra 66 anos de existência.

Leave a Response