939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Terça-feira, Abril 29, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

“Para elas”: Uma exposição de Liliana Tavares Sousa que reflete sobre o empoderamento da mulher

476visualizações

Liliana Tavares Sousa é uma ilustradora natural de Santa Maria da Feira que tem feito do feminismo o tema central da arte que produz. Até 10 de abril, o Centro Cívico de Arada acolhe a exposição de ilustração e cerâmica intitulada “Para Elas”, uma mostra que reflete sobre o feminismo, o empoderamento das mulheres, a maternidade ou o amor próprio, descreve a artista.

O convite para expor em Arada partiu da Herada – a Comissão de Melhoramentos de Arada e foi prontamente aceite por Liliana Tavares Sousa. Natural de Santa Maria da Feira, a ilustradora passou grande parte da sua vida fora do país, nomeadamente em França e na Califórnia. De regresso a solo português desde julho do ano passado, Liliana Sousa tem patente, até 10 de abril, a exposição “Para Elas”. “Sou ilustradora e tudo o que desenho tem sempre alguma ligação com a mulher, os temas são globalmente o feminismo, o empoderamento da mulher, a maternidade ou o amor próprio”, descreve aos microfones da Sintonia.

A exposição foi inaugurada a 16 de Março e o feedback até o momento é positivo. Liliana Tavares Sousa realça que a exposição tem conseguido juntar várias gerações para pensar sobre a mulher e o caminho que ainda falta percorrer para a plena igualdade de género. “O que é bom [nesta exposição] é que junta várias gerações, desde crianças até às pessoas idosas, mulheres e homens. O objetivo era mesmo abrir mentes e abrir o diálogo acerca deste temas, que muitas vezes não são tão falados, são um bocado tabus”, afirma a artista. “São temas que nós vamos falando entre mulheres, um bocado escondidas, não sei se por vergonha ou por medo da reação dos outros e o que eu gosto muito nesta exposição é que as pessoas, vendo as obras e lendo a descrição de cada obra, começam a falar entre si desses temas”, sublinha, considerando que o diálogo “é o primeiro passo para mudar as coisas”.

Liliana Tavares Sousa vive atualmente em Ponta da Barca, onde também já realizou uma exposição. Mais recentemente, tem-se dedicado à cerâmica e promovido vários workshops, onde a discussão sobre a mulher está sempre presente. O objetivo, explica, é explorar esta vertente artística, dar a conhecer as ilustrações que produz, mas também partilhar o seu conhecimento com outras pessoas e debater temas ligados ao feminismo. “Este ambiente de troca de experiências e de percurso é muito bom, falamos sobre feminismo, de empoderamento e muitas mulheres que também ouvem a minha história também começam a abrir-se e a falar sobre elas”, relata.

O feminismo como tema central na sua arte não surge por acaso. “Fazem parte da minha história pessoal, tudo o que falo são coisas que vivi, porque senti eu mesma que estava num mundo que não me estava a acolher como estava a acolher, por exemplo, o meu irmão ou o meu pai, ou o meu primo ou o meu vizinho”, revela. “O objetivo é dar a luz às mulheres, dar força para elas acreditarem nelas, porque eu também precisei disso e não tive o apoio que precisava e então quero ser esse apoio para as mulheres”, afirma.

A exposição no Centro Cívico de Arada pode ser vista até 10 de abril. Liliana Tavares Sousa revela também o “sonho” de expor na terra Natal. “É um dos meus sonhos trazer a minha arte para Santa Maria da Feira”, afirma a ilustradora, realçando que os tempos de juventude passou no concelho – entre os 11 e os 17 anos – foram dos “melhores anos” da sua vida. Tenho muito boas recordações desses tempos. Gostava de voltar à minha terra e trazer a experiência toda que eu ganhei lá fora”, conclui.

Sobre a artista

Liliana é uma ilustradora militante, cujo trabalho coloca no centro das suas criações o apoio às mulheres e a luta por causas essenciais como o feminismo, o empoderamento e a confiança em si. Através das suas obras, procura inspirar as mulheres a aceitarem-se tal como são, a abraçarem a sua força interior e a libertarem-se das normas e expectativas impostas nelas. A sua arte explora temas como a maternidade, o amor-próprio, a sororidade e a diversidade corporal.

Mãe de dois filhos, Liliana inspira-se na sua própria experiência para ilustrar os desafios, as transformações e as alegrias associadas à condição feminina, sem nunca esconder as dificuldades, como a depressão pós-parto ou as pressões sociais que afetam as mães e as mulheres em geral. O seu trabalho destaca mulheres fortes, mas também autênticas, valorizando a capacidade de acreditar nos próprios sonhos e de se afirmar num mundo onde a igualdade ainda está por conquistar.

Através de Liliana Illustrations, cria obras transmitindo mensagens de resiliência, coragem e esperança. As suas criações combinam relatos pessoais com lutas universais, lembrando que cada mulher tem em si a força para se realizar. O seu compromisso também se reflete em murais pintados em escolas, onde gosta de transmitir mensagens positivas e inspiradoras. Com sinceridade e convicção, continua a dar vida a estes valores através da sua arte, complementada também por peças de cerâmica artesanal que fazem parte do seu universo criativo.

Depois de viver muitos anos em França e na Califórnia, regressou recentemente a Portugal, reencontrando as suas raízes portuguesas. Através desta exposição, deseja despertar consciências para temas essenciais.

Fotos: Direitos Reservados

 

1 Comment

Leave a Response