939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeCulturaDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

Encontro das Coletividades regressa à cidade de Lourosa: “É bom estar de volta!”

14visualizações
Foto: Encontro das Coletividades de Lourosa de 2019 (Direitos Reservados)

Durante três dias, Lourosa promete ser o epicentro de múltiplas atividades desportivas, culturais e lúdicas. Esta sexta-feira, dia 22 de julho, fica marcada pelo regresso do Encontro das Coletividades ao Parque da Cidade de Lourosa. O certame prolonga-se até domingo e o objetivo principal é proporcionar momentos de “convívio e partilha” entre as forças vivas da freguesia e a população.

Lourosa vai viver “um fim de semana diferente”

Depois de dois anos de pausa forçada devido à pandemia da Covid-19, o Encontro de Coletividades está de volta a Lourosa para cumprir a 12ª edição e com a presença de 10 associações e 10 artesãos. “É bom estar de volta! Há dois anos que não se faz este Encontro de Coletividades e agora voltamos a fazê-lo com todo o gosto. É com todo o prazer que damos esta oportunidade às coletividades da cidade para fazerem algo positivo também do ponto de vista financeiro“, realça o presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, Armando Teixeira, aos microfones da Sintonia.

O autarca assegura que a população irá viver um “fim de semana diferente“, recheado de diversão e marcado pelo “convívio e pela partilha“. Ao todo, marcam presença na iniciativa 10 coletividades da cidade e ainda 10 artesãos que vão poder expor a sua arte. O Zoo de Lourosa, afirma Armando Teixeira, também estará presente no encontro que tem entrada gratuita.

O cartaz da 12ª edição aposta “na prata da casa” e no talento de Santa Maria da Feira. O grupo Baila 5 inaugura o palco das festividades na sexta-feira, dia 22 de julho, seguindo-se depois a atuação da conhecida dupla Mário & Hermínio. No sábado, Daniel Padrão promete encantar o público antes da atuação dos Dr1ve, outra banda feirense convidada pela Junta de Freguesia de Lourosa para atuar. No último dia do certame, 24 de julho, Os Malmequeres entram em cena às 18h e a banda Tekos “fecha em grande” as atuações.

Mas há mais atividades a decorrer durante os três dias, afirma o presidente da Junta de Freguesia de Lourosa. Workshops de culinária e de dança, zumba, uma caminhada, teatro de rua, atuações de dança, kickboxing, taekwondo ou uma concentração motard são atividades que prometem três dias de muita atividade e direcionada aos mais diferentes públicos. “Todas as associações vão ter atividades de palco“, realça Armando Teixeira, que sublinha que o encontro serve também para as forças vivas da cidade mostrarem o trabalho que desenvolvem ao longo do ano e criarem laços com a população. “Temos muitas atividades, apostámos fortemente na prata da casa e isso é o mais importante: o convívio e fazer com que as coletividades mostrem os seus dotes e as suas atividades“, acrescenta o autarca, que espera que o S. Pedro ajude com o bom tempo.

Face à “enchente de pessoas” que se tem assistido em eventos semelhantes em terras vizinhas, Armando Teixeira espera que Lourosa “não fuja à regra” e que seja um ponto de paragem obrigatório no concelho durante o fim de semana. “Temos um parque de excelência, de encher o olho. Toda a gente vai sentir que tem um espaço muito agradável e as coisas vão correr bem. Acredito que as pessoas vão participar e vão aparecer neste evento. É o convite que faço também em nome da Junta de Freguesia“, diz. O autarca não esquece a equipa de voluntários que tem ajudado a preparar o Encontro das Coletividades e deixa também um agradecimento: “Sem eles, nada disto era possível”.

Leave a Response