All About Dance vai regressar aos palcos com “uma produção que podia ser da Netflix”

All About Dance vai regressar aos palcos com “uma produção que podia ser da Netflix”

Vítor Fontes e Patrícia Pires nos estúdios da Rádio Sintonia

Em ano de celebração do 20º aniversário do All About Dance, a academia de dança vai regressar aos grandes espetáculos com a produção de uma dramaturgia cheia de misticismo e muito ritmo. A peça “Abantu – Uma viagem pelas tribos” vai ser apresentada no Europarque, nos dias 22 e 23 de julho, pelas 21h30. Vítor Fontes e Patrícia Pires fazem parte da estrutura da academia feirense e vieram até à Rádio Sintonia falar sobre o Abantu e as saudades que já sentiam em relação a pisar o palco, num programa moderado por Filipe Dias.

“Tenho uma grande paixão pela dança”

Formada em gestão, Patrícia Pires acabou por gerir a vida de outra maneira. O mundo das danças trocou-lhe as voltas e hoje é diretora artística do All About Dance.

Vítor Fontes licenciou-se em Educação Física e foi com movimento que seguiu o percurso profissional. Quando era mais novo e assistia aos videoclips que passavam na MTV, um canal de música, o ainda jovem reproduzia individualmente os passos de dança que via através da televisão. Uma paixão que significou na vida de Vítor Fontes a criação de uma academia de dança. Hoje é Diretor do All About Dance, bailarino e coreógrafo.

Vítor Fontes e Patrícia Pires estão ligados à dança desde sempre e o diretor da academia explicou como é que surgiu a ligação.

“Muitas das pessoas que estão ligadas às danças urbanas em Portugal passaram pelo All About Dance”

20 anos depois, o impacto da Academia All About Dance é visível. Patrícia Pires deu alguns exemplos.

“Vai ser o melhor espetáculo que fizemos até agora”

Depois de um período de interregno, devido à Covid-19, a peça “Abantu – Uma viagem pelas tribos” significa o regresso da academia que tem sede em Santa Maria da Feira. Um espetáculo com uma narrativa própria e com uma larga equipa de criativos, refere Vítor Fontes.

“Várias tribos vão ser revisitadas”

O espetáculo promete ser uma autêntica viagem para o público que se dirigir ao Europarque. Patrícia Pires refere que várias tribos vão ser revisitadas e com o acréscimo de uma nova tribo.

Como é que vamos criar uma dramaturgia que seja interessante?

Repletos de misticismo e com uma ligação especial à terra, os Abantus representam a última tribo existente na Terra, como diz o diretor da academia.

“Abantu significa Humano”

A produção da academia traduz-se numa narrativa fictícia, mas com uma mensagem muito própria para o público em geral, ou seja, a “pouca humanidade que existe na sociedade atual”, como indicou Vítor Fontes.

Vai ser uma viagem alucinante

Apesar de serem bailarinos amadores, há uma estrutura profissional. Um fator que faz a diferença na opinião de Vítor Fontes.

“Vamos sair da nossa zona de conforto”

Patrícia Pires aponta que o facto de saírem da zona de conforto é um fator que diferencia.

Em jeito de conclusão, Patrícia Pires fala das inscrições abertas a quem pretende fazer parte da academia All About Dance.

Vítor Fontes, explicou como é que se gere as redes sociais do All About Dance.

Ouça a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista All About Dance: 11/07/2022