“Estamos a caminhar para uma perspetiva mais inclusiva da empregabilidade de pessoas com deficiência”

“Estamos a caminhar para uma perspetiva mais inclusiva da empregabilidade de pessoas com deficiência”

Sara Oliveira, Carina Fontes, Carla Lima, Benjamim Pinto, Fábio Sousa, José Carlos e Catarina Sá nos estúdios da Sintonia

“Como cuidamos da empregabilidade das pessoas portadoras de deficiência” foi o tema da segunda conversa “Vozes da Minha Rua” na Rádio Sintonia. Os desafios com que se debatem as instituições e as iniciativas inovadoras e diferenciadoras que disponibilizam à comunidade foram temas centrais discutidos nos estúdios da Sintonia, que ouviu ainda os testemunhos de pessoas que participam em projetos e respostas concretas em prol da inclusão social.

Sara Oliveira, licenciada em Educação Social e Mestre em Ciências da Educação, apresenta-se nos estúdios da Sintonia. Trabalha há 20 anos na Cercifeira. Atualmente, assume a função de gestora da formação profissional.

Carina Fontes, participante no Programa Trampolim – Direitos & Desafios em Rede – atualmente a trabalhar na Obra do Freil Gil, apresenta-se. Frequenta as Oficinas do Direitos & Desafios em Rede: Vila Verde – Produção de produtos agrícolas e a Reparação de Instrumentos Musicais. Possui o 9º ano – Curso Profissional de Apoio Familiar e à Comunidade.

Notas iniciais pela voz de Carla Lima, professora de educação especial. Trabalha na AMICIS há 15 anos e é diretora técnica na instituição.

Benjamim Pinto, presidente da AMICIS, apresenta-se ao auditório da Sintonia.

Quem é o Fábio Sousa? É participante do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com deficiência e incapacidade da AMICIS.

Damos as boas-vindas a José Carlos. Começou por ser formador no curso de cortiça na CERCI Lamas e, atualmente, assume a função de técnico de empregabilidade.

Catarina Sá, coordenadora da formação profissional da Cerci Lamas e psicóloga de formação, faz as primeiras introduções…

“A formação profissional é a ponte entre a escola e o mundo do trabalho”

Já estamos a caminhar para uma perspetiva mais inclusiva da empregabilidade de pessoas com deficiência”, afirma Carla Lima, que denota evoluções no que toca ao desenvolvimento de competências e à capacitação de pessoas com deficiência. Fábio Sousa fala sobre um ano de experiência numa oficina de mecânica. José Carlos complementa.

A capacitação é “um elemento crucial para a integração no mundo do trabalho“, salienta Sara Oliveira, que aborda as várias formações que a Cercifeira dispõe.

A formação profissional é a ponte entre a escola e o mundo do trabalho“, sublinha Catarina Sá.

Benjamim Pinto aborda o processo de capacitação de jovens na AMICIS.

“Há um grupo de pessoas para o qual é difícil encontrar respostas ao nível da empregabilidade”

Apesar das respostas que existem para capacitar e facilitar a integração de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, Carla Lima alerta que “há um grupo de pessoas para o qual é difícil encontrar respostas ao nível da empregabilidade“. Por isso mesmo, a AMICIS criou o projeto da quinta pedagógica ‘Casa Verde cultiva a diferença’, um projeto onde os utentes podem experienciar o que é o mundo laboral.

José Carlos reconhece que os números de pessoas inseridas no mundo laboral não são os que a instituição gostaria, mas salienta os casos de sucesso. A falta de uma boa rede de transportes públicos e questões burocráticas continuam a ser entraves, identifica.

Carina Fontes conta como tem sido a experiência em diferentes contextos de trabalho.

Fábio Sousa abre o livro e fala sobre o projeto da quinta pedagógica.

Carla Lima pede mais inclusão das pessoas com deficiência e salienta: “Se os jovens estiverem inseridos na comunidade, conseguimos combater o sentimento de estranheza que a comunidade tem em relação a eles”.

“Têm que haver mudanças das políticas, porque os timings são muito díspares”, alerta Sara Oliveira, que considera que as questões burocráticas acabam por ser um entrave à integração de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. A par disso, defende a melhoria da rede de transportes e também iniciativas que ajudem a desmistificar a deficiência na comunidade.

Catarina Sá considera que o trabalho em rede é fundamental. “Apoiamo-nos nas dificuldades, partilhamos ideias e desabafos e fazemos o que podemos uns pelos outros“, destaca.

José Carlos deixa sugestões…

A pandemia da Covid-19 influenciou a empregabilidade de pessoas com deficiência? Catarina Sá e Sara Oliveira respondem…

José Carlos afirma que é “gratificante” ver utentes plenamente integrados na comunidade.

Carina Fontes aborda o novo emprego…

“O desafio passa por nunca desistirmos”

Destacando o trabalho que as instituições têm vindo a fazer no terreno no sentido de “desbravar caminho“, Sara Oliveira adianta que a Cercifeira avançou com uma candidatura ao Instituto Nacional de Reabilitação na área da jardinagem. O objetivo, afirma, é integrar públicos sem qualquer resposta social e dotá-los de competências nesta área para trabalho ocupacional ou mesmo emprego.

O desafio passa por nunca desistirmos de apoiar os que são rejeitados, os que são vulneráveis“, frisa Catarina Sá.

José Carlos elogia o caminho que tem vindo a ser feito e afirma que é necessário “acertar pormenores” para se chegar à plena integração de pessoas com deficiência.

Sara Oliveira salienta a importância de “não deixar ninguém para trás” e dá como exemplo de sucesso de integração o projeto inclusivo LaB InDança, do município feirense.

O programa ‘Vozes da Minha Rua’ voltou a contar com moderação de Filipe Dias. Pode ouvir na íntegra aqui.

Vozes da Minha Rua – Episódio 2 – 12/10/2022