Rui Sousa e Companhia de Teatro do Algarve preparam espetáculo de marionetas que terá como palco um autocarro

Rui Sousa e Companhia de Teatro do Algarve preparam espetáculo de marionetas que terá como palco um autocarro

A coprodução vai percorrer 16 municípios do sul do país entre janeiro e junho de 2023 à boleia do VATe – Vamos Apanhar o Teatro
Adriana Pereira, Luís Manhita, Rui Sousa e Raquel Ançã na Sintonia

O palco onde irá estrear o espetáculo ‘Novos Velhos Sonhos’, criado e encenado por Rui Sousa, não é uma típica sala de espetáculos, mas sim um autocarro. A coprodução com a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve sobe pela primeira vez a cena a 14 de dezembro, em Faro, e quer sensibilizar a comunidade para temáticas como “a solidão, o isolamento e o abandono das pessoas mais velhas”. Depois, entre janeiro e junho de 2023, o espetáculo propõe-se a percorrer 16 municípios do sul do país à boleia do projeto VATe – Vamos Apanhar o Teatro, um serviço educativo desenvolvido pela companhia algarvia.

A Sintonia quis conhecer melhor este projeto e o espetáculo e conversou nos estúdios com o marionetista Rui Sousa, mas também com Luís Manhita, Raquel Ançã e Adriana Pereira, elementos da ACTA que recentemente estiveram em residência artística em Santa Maria da Feira.

“É um prazer enorme trabalhar com um marionetista como o Rui Sousa”

A estreia do espetáculo ‘Novos Velhos Sonhos’ está agendada para 14 de dezembro em Faro, mas muito já tem sido feito nos bastidores. Na semana passada, a companhia algarvia esteve em terras fogaceiras em residência artística. O objetivo foi construir as marionetas que vão figurar no espetáculo, mas também obter formação com o marionetista Rui Sousa para a manipulação de marionetas de fios.

Para Rui Sousa, estes são “dias criativos e intensos” passados na companhia de artistas amigos. O marionetista natural de Paços de Brandão afirma que o espetáculo que preparam para estrear em dezembro tem sido “um desafio muito interessante”.

Luís Manhita apresenta-se…

Damos as boas-vindas à Adriana Pereira…

E por fim… Raquel Ançã.

Os elementos da ACTA salientam que trabalhar com o marionetista Rui Sousa tem “superado as expectativas“. “O Rui é um criativo brutal“, frisa Luís Manhita.

Como surge a ligação das Marionetas Rui Sousa à ACTA?

FOMe – Festival de Objetos e Marionetas & Outros Comeres… um certame da ACTA onde Rui Sousa já marcou presença.

Um autocarro que “leva o teatro a toda a gente”

O espetáculo ‘Novos Velhos Sonhos’ surge no âmbito do projeto educativo VATe (Vamos Apanhar o Teatro), uma iniciativa que, explica Luís Manhita, surgiu do “sonho de levar o teatro a toda a gente“. A ACTA converteu um autocarro em sala de espetáculos e, no início do próximo ano, volta a percorrer municípios do sul do país, desta vez levando às escolas, instituições e espaços públicos o espetáculo ‘Novos Velhos Sonhos’.

O desafio de desenhar um espetáculo para um autocarro pela voz de Rui Sousa…

De que fala o espetáculo ‘Novos Velhos Sonhos’? A história, responde Rui Sousa, centra-se num idoso que vive na solidão e que reflete sobre os vários sonhos que teve ao longo da vida. Pelo menos um será concretizado ao longo do espetáculo…

A história, criada por Rui Sousa, “é belíssima“, caracteriza Raquel Ançã, e retrata de forma fiel a “solidão em que muitos idosos vivem“. O objetivo do projeto VATe, acrescenta Luís Manhita, é levar junto do público histórias que transmitam mensagens fortes, como a “de respeitar e acarinhar as pessoas mais velhas”.

A estreia do espetáculo está agendada para dezembro, em Faro. As expectativas são elevadas!

‘Novos Velhos Sonhos’ promete ser um espetáculo “de emoções à flor da pele“.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista Marionetas Rui Sousa e ACTA