Feira Viva sagra-se vice-campeã nacional masculina e feminina em Rio Maior
A Feira Viva Natação Adaptada conquistou o segundo lugar por equipas (masculino e feminino) no Campeonato Nacional de Inverno realizado dia 17 de dezembro em Rio Maior. Onze atletas da equipa feirense foram ainda distinguidos como campeões nacionais por classe e estabeleceram 2 novos recordes nacionais.
Era um fim de semana à altura da responsabilidade aquele que se pedia à equipa de Santa Maria da Feira. A lutar por um título nacional, “competitividade” foi a palavra de ordem que se traduziu nas provas individuais de 11 nadadores fogaceiros.
Luís Sá (S5 sénior) nos 100m Livres; Ana Castro (S8 sénior ) nos 100m e 400m Livres e 100m Mariposa; Rodrigo Silva (S8 esperanças) nos 400m Livres; Raquel Rocilio (S14 sénior) nos 200m Costas; António Alves (S14 sénior) nos 50m e 100m Bruços; Filipa Reis (S21 sénior) nos 50m e 400m Livres; Bruna Castro (S21 sénior) nos 100m Costas; Adriana Reis (S21 sénior) nos 50m e 200m Mariposa e Vasco Soares (S17 esperanças) nos 200m Costas foram premiados com o primeiro lugar nas respetivas categorias.
Ivo Rocha (S5 sénior) conquistou a vitória nos 200m Livres, 100m Bruços e 50m Mariposa, mas foi nos 200m Estilos que garantiu o tempo mínimo de qualificação para o Campeonato do Mundo de Manchester, em 2023, organizado pela World Para Swimming.
Samuel Duarte (S14 sénior) foi outro dos nomes fogaceiros em destaque no Campeonato Nacional de Inverno. O atleta da Feira Viva conquistou o primeiro lugar nos 50m e 200m Livres e bateu dois recordes nacionais aos 200 Estilos (estabelecendo o novo recorde nacional em 2.50,98) e na Estafeta 4x100m Estilos, juntamente com Rodrigo Patrício, António Alves e Diogo Gomes. Juntos, definiram o novo recorde nacional em 05.48,49.
Resultados estes que permitiram à equipa de Santa Maria da Feira alcançar o segundo lugar masculino e feminino no total por equipas, ficando apenas atrás de FC Porto e ADADA, respetivamente.
Paulo Sérgio Pais, diretor executivo da Feira Viva, faz um balanço positivo da participação feirense no Campeonato Nacional de Inverno: “O mais belo desta história é o percurso por isso estamos muitos felizes porque sabemos que este é o reconhecimento competitivo do trabalho que temos vindo a desenvolver”. “Parabéns a todos os atletas e respetivas famílias que são o alicerce deste resultado”, realça.
Sobre o futuro, o responsável não tem dúvidas: “mais vitórias se adivinham, temos que pensar conquista a conquista”.
Também Carla Cardoso, treinadora da equipa Feira Viva Natação Adaptada, mostrou-se satisfeita com os resultados obtidos, embora confesse que tenham ficado aquém do esperado: “De uma forma geral estamos satisfeitos, mas claro que sabemos que há margem de progressão e vamos trabalhar para melhorar”. “Há coisas muito positivas a tirar deste torneio, o Luís Sá melhorou os seus resultados, o Samuel bateu dois recordes nacionais, batemos um recorde nacional nas estafetas e o Ivo conseguiu garantir os mínimos para o Campeonato do Mundo”, realça a coordenadora.
De olhos postos no Troféu das Fogaceiras, competição a realizar-se dias 21 e 22 de janeiro em Santa Maria da Feira, e, sobretudo, no Troféu FC Porto, a realizar-se dia 26 de fevereiro, o objetivo da Feira Viva Natação Adaptada passa agora por garantir tempos mínimos para estar presente no Campeonato do Mundo de Manchester.