Reforços de peso auguram “época com ambição redobrada” para a ABTF Betão Feirense
Amaro Antunes e António Carvalho são reforços de peso para a equipa da ABTF Betão Feirense, que anunciou também a contratação do norte-americano Barry Miller para atacar em força a próxima temporada. Mantendo a aposta num misto de juventude e experiência, o emblema também assegurou a continuidade de Ivo Pinheiro e Francisco Pereira. Francisco Moreira, vindo da Kelly/Simoldes/UDO, é outro novo rosto no plantel fogaceiro, que ainda não está fechado. O diretor desportivo da equipa, Joaquim Andrade, mostra-se “satisfeito” com as contratações para a próxima temporada e acredita que terá “uma equipa muito forte” e apta a “lutar pela vitória” em todas as provas.
Amaro Antunes e António Carvalho são os dois nomes sonantes anunciados esta terça-feira pela ABTF Betão Feirense. Aos microfones da Sintonia, Joaquim Andrade salienta a “experiência” que estes dois corredores trarão ao coletivo. “São duas grandes mais-valias, são dois corredores que sempre ambicionamos ter e que vão dar uma confiança acrescida. São ciclistas que se sentem bem em qualquer tipo de terreno, principalmente em provas por etapas e provas duras e na Volta a Portugal são dois dos principais corredores do nosso pelotão“, realça o diretor desportivo.
António Carvalho: “É sinónimo de orgulho seguir os passos do meu tio, que tanto deu ao ciclismo”
Com 32 anos, António Carvalho chega ao Feirense em 2023 e mostra-se “orgulhoso” por integrar a equipa da sua terra natal e onde viu o tio, Fernando Carvalho, vencer a Volta a Portugal. “É sinónimo de orgulho seguir os passos do meu tio, que tanto deu ao ciclismo. Estou muito agradecido pelo convite feito por parte de Joaquim Andrade e do Presidente Rodrigo Nunes. Agora é fazer o que eu sei melhor, dar resultados e o retorno que a equipa merece“, realçou o corredor.
No currículo de António Carvalho, destaca-se o terceiro lugar do pódio na Volta a Portugal 2022, prova rainha onde já conquistou três etapas, duas delas na mítica Senhora da Graça. No palmarés conta ainda com duas medalhas de bronze nos Campeonatos Nacionais de Estrada de 2019, na prova em linha e no contrarrelógio, sendo também duplo vencedor do Grande Prémio Jornal de Notícias (2015 e 2018), para além da conquista da camisola amarela da Volta a Portugal do Futuro em 2013.
Amaro Antunes: “Pertencer a uma equipa como a ABTF Betão-Feirense é um privilégio e um desafio”
Amaro Antunes, de 31 anos, considera “um privilégio e um desafio” vestir as cores do Feirense, realçando que o projeto “tem vindo a crescer”. O trepador, de 31 anos, soma no seu currículo várias conquistas, nomeadamente três camisolas amarelas da Volta a Portugal (2017, 2020 e 2021), na qual também conquistou duas etapas, destacando-se a mítica Senhora da Graça. À conquista por três vezes da prova rainha nacional, soma também a camisola amarela do Troféu Joaquim Agostinho em 2017, a camisola amarela do Tour of Malopolska em 2018, na Polónia, onde venceu a última etapa, a etapa do alto do Malhão na Volta ao Algarve, o 2.º lugar no Giro dell’Appennino em 2018 e a assinalável participação no Giro d’Italia de 2019, onde esteve perto de vencer a 19.ª etapa, com chegada a San Martino di Castrozza.
Barry Miller “honrado” por vestir as cores do Feirense e “trabalhar com um grande campeão como Joaquim Andrade”
O norte-americano Barry Miller foi anunciado esta segunda-feira pelo emblema fogaceiro. O corredor conquistou o 5º lugar na classificação geral da Volta à Galícia, em Espanha, e destacou-se também em Portugal com o 5º lugar no GP Mortágua e com dois top 10 em etapas de montanha da Volta a Portugal. Em declarações à Sintonia, Joaquim Andrade salienta as qualidades do trepador. “É um excelente trepador, veio fazer algumas provas a Portugal este ano e principal na Volta a Portugal demonstrou que se adaptava bem à nossa forma de correr“, sublinha.
Barry Miller também se mostra “muito entusiasmado” com o projeto do clube de Santa Maria da Feira. “É exatamente o tipo de projeto que procurava, um bom grupo com um excelente calendário, onde posso ter alguma liberdade em corridas que se adequam às minhas características. É uma equipa com imensa história e muitos anos no desporto. Sinto-me honrado em usar as suas cores em 2023 e trabalhar com um grande campeão como Joaquim Andrade“, destaca o corredor.
Renovações de Ivo Pinheiro e Francisco Pereira e chegada de Francisco Moreira confirmam aposta do Feirense na juventude
Na próxima época desportiva, a ABTF Betão-Feirense continua a seguir a premissa de unir experiência e juventude. O emblema já renovou com Ivo Pinheiro, ciclista de grande resiliência e forte capacidade de trabalho em equipa, e Francisco Pereira, vencedor da segunda etapa da Volta a Portugal do Futuro e Top 10 dos Campeonatos Nacionais Sub-23. Ao coletivo da turma fogaceira junta-se ainda Francisco Moreira, vindo da Kelly/Simoldes/Oliveirense e que Joaquim Andrade considera ser “um jovem com grande margem de progressão”.
“Iremos partir para a maioria das provas com o objetivo de vencer”
Com “ambição redobrada” para a temporada 2023, a ABTF Betão Feirense promete “lutar pela vitória a cada prova“, afirma Joaquim Andrade.
O grupo de corredores ainda não está fechado. Ao todo, deverá contar com 10 corredores.
Joaquim Andrade mostra-se “bastante satisfeito” com as contratações efetuadas. “Penso que iremos ter uma equipa muito forte e que nos trará mais responsabilidades“, salienta.
Algumas vagas da equipa estão ainda em aberto e Joaquim Andrade acredita que se possam juntar à equipa mais corredores que “conhecem a casa”, o que, à partida, poderá facilitar o arranque da temporada. O diretor desportivo acrescenta que uma das primeiras provas do calendário será a difícil Volta ao Algarve. “Esperamos ter um bom comportamento e estar o melhor possível, mas é uma prova muito diferente, é feito em início de época, numa altura em que nós, equipas portuguesas, devido à complexidade e extensão do calendário, não poderemos ter a equipa na máxima força“, afirma.
[…] A ABTF Betão Feirense anunciou, no início da semana, três reforços e duas renovações. […]