939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Dezembro 14, 2024
AtualidadeDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosSociedade

Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas pretendem ser “um momento de partilha e de atualização de conhecimentos”

43visualizações
Jorge Coelho, comandante dos Bombeiros Voluntários da Feira, nos estúdios da Sintonia

Nos próximos dias 4 e 5 de novembro, os Bombeiros Voluntários da Feira, em parceria com a DisasterCity e a Intervir.pt, organizam a 6ª edição das Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas, um evento formativo, pedagógico e didático “único” no país. O objetivo das jornadas, que decorrerão no quartel da corporação feirense, é que sejam “um momento de partilha e de atualização de conhecimentos”, sublinha o comandante Jorge Coelho.

As ocorrências que envolvem matérias perigosas são pouco frequentes, mas de elevado impacto. Por isso mesmo, os Bombeiros Voluntários da Feira, em parceria com a DisasterCity e a Intervir.pt, dinamizam a sexta edição das Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas nos dias 4 e 5 de novembro. Este ano, a iniciativa será realizada “num formato um pouco diferente” e contará com a presença de vários oradores. Um deles, identifica o comandante dos Bombeiros Voluntários da Feira, Jorge Coelho, será Patxi Marino, “uma referência enquanto formador de Comando de Operações de Socorro e Emergência em Espanha“. Patxi Marino trará até Santa Maria da Feira três maquetes “para dinamizar exercícios com os participantes, que poderão exercitar os seus conhecimentos e competências na área das matérias perigosas“, afirma Jorge Coelho. O comandante espera que o evento “seja enriquecedor e com enormes ganhos para os participantes“.

Como surgem as Jornadas Internacionais e Matérias Perigosas? Jorge Coelho contextualiza. “Os Bombeiros Voluntários da Feira são uma das unidades do país que tem um veículo de intervenção para controlo de acidentes de matérias perigosas, na área ambiental e química“, começa por explicar. A necessidade de atualizar conhecimentos e melhorar as formas de intervenção levaram a que a corporação decidisse organizar esta iniciativa, até porque, como refere o comandante, atua numa área industrializada e com uma rede rodoviária com muita atividade.

As jornadas contarão com a participação de elementos dos Bombeiros Voluntários da Feira, mas não só. São esperados participantes de todo o território nacional, assim como de países como Espanha, América do Sul e Alemanha.

As ocorrências que envolvem matérias perigosas “são pouco frequentes, mas de elevado impacto“, explica Jorge Coelho.

“Jornadas são um marco importante”

Miguel Moita, da Intervir.pt, será um dos oradores das Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas. Em entrevista à Sintonia, Miguel Moita salienta que as jornadas “são um marco importante” já que “são as únicas que se dedicam a esta matéria tão específica“. Apesar de pouco frequentes, ocorrências que envolvem matérias perigosas são de elevado impacto, pelo que se torna essencial assegurar “que os agentes da Proteção Civil estejam preparados” para responder a este tipo de incidentes.

Miguel Moita esclarece que temas trará para a discussão nas Jornadas Internacionais.

Miguel Moita considera que as “expectativas são elevadas para umas jornadas que têm um programa desafiante e onde os participantes terão a oportunidade de se porem à prova e evoluírem como profissionais“.

A formação na área da Proteção Civil tem de ser constante“, realça Miguel Moita.

Miguel Moita deixa o convite a todos para que participem nas Jornadas Internacionais. Vão decorrer a 4 e 5 de novembro, no quartel dos Bombeiros Voluntários da Feira.

“Jornadas são uma boa oportunidade para fundir conhecimentos dos operacionais com os da comunidade científica”

Johnny Reis, da Intervir.pt, é outro dos oradores a marcar presença nas Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas, uma área que tem sido “o parente pobre” da Proteção Civil. Por isso mesmo, defende, “a partilha e troca de conhecimentos é sempre importante“, sobretudo se fundir “conhecimentos dos operacionais, de quem está no terreno, com os da comunidade científica”.

É um orgulho estar como orador numas jornadas como estas“, afirma.

Jorge Coelho salienta que a segurança é fundamental em cenários que envolvam matérias perigosas.

As expectativas para a sexta edição da iniciativa são elevadas e Johnny Reis afirma que já se pensa na edição de 2023.

Santa Maria da Feira é um bom anfitrião neste tipo de eventos“.

Formação constante é essencial numa área tão sensível como a das matérias perigosas

Nos estúdios da Sintonia, fazemos ligação com Espanha para conversar com Patxi Marino, da Disaster City. Vai marcar presença nas Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas.

Patxi Marino espera que as jornadas sejam um momento de partilha de conhecimentos.

A “formação é extremamente relevante“, sobretudo numa área tão sensível como as matérias perigosas, salienta Patxi Marino.

Patxi Marino deixa uma mensagem aos ouvintes.

Jorge Coelho aborda as expectativas da sexta edição das Jornadas Internacionais…

As inscrições para as Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas estão a decorrer até ao dia 2 de novembro. Para mais informações visite as redes sociais dos Bombeiros Voluntários da Feira.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas – 21/10/2022

Leave a Response