O aumento das taxas de juro e os impactos nos orçamentos das famílias e empresas em debate no programa Espaço Empresa

O aumento das taxas de juro e os impactos nos orçamentos das famílias e empresas em debate no programa Espaço Empresa

Vítor Duarte, Elisabete Matos e Catarina Mateus no 2º episódio do programa Espaço Empresa

O aumento da taxa Euribor e os impactos nos orçamentos das famílias e das empresas foram o foco do segundo episódio do programa Espaço Empresa, uma parceria da Rádio Sintonia com a Associação Empresarial da Feira.

Vítor Duarte, proprietário e gerente da Imobiliária Quadrado Mágico e membro da AE Feira, Elisabete Matos, gerente da Caixa Geral de Depósitos de Santa Maria da Feira, e Ana Catarina Mateus, Gerente do Eurobic de Santa Maria da Feira, foram os convidados do programa.

Numa altura em que o aumento das taxas de juro preocupa famílias e empresas, o segundo programa Espaço Empresa debruçou-se sobre a temática, abordou o contexto atual e antecipou o que poderá estar para vir, dando também alguns conselhos à população.

Vítor Duarte afirma que “o aumento acentuado da taxa de juro desde o início do ano” vai ter influência nos orçamentos familiares e também na vida das empresas, também elas a “atravessar novos desafios“. O empresário denota que “há poucas linhas de financiamento para aumentar a liquidez das empresas” e, nesse sentido, destaca a relevância da temática do segundo programa Espaço Empresa.

A principal preocupação, para Vítor Duarte, prende-se com a taxa de desemprego. O empresário teme que possa vir a subir.

Elisabete Matos afirma que a CGD continuará “ao lado dos clientes“, procurando passar uma mensagem de “tranquilidade“. A gerente reconhece que as taxas estão mais altas desde o início do ano, mas afirma que a situação que se mantinha “não podia continuar“.

Catarina Mateus reconhece que estes são tempos de incerteza para as empresas. “O aumento da matéria-prima, que influencia o custo do produto final“, tem sido uma das preocupações dos empresários, que devem, nesta altura, antecipar cenários.

Vítor Duarte aborda as variações da taxa Euribor nos últimos 20 anos. O aumento com os custos da energia é outra das grandes preocupações dos empresários.

Elisabete Matos deixa conselhos aos particulares. Caso antecipem incumprimentos, devem dirigir-se às entidades bancárias e renegociar o crédito. Catarina Mateus afirma que, perante cenário de indefinição, “a retração no consumo” é expectável.

Indicadores apontam para estabilização das taxas de juro nos próximos meses, afirma Vítor Duarte.

Elisabete Matos traz exemplos de vários cenários de créditos destinados a particulares.

O crédito habitação.

Vítor Duarte afirma que há pessoas a vender imóveis e a optar pelo arrendamento.

A que apoios é que as empresas podem recorrer? Catarina Mateus afirma que a banca continua aberta com linhas de apoio a médio e curto prazo. Em novembro deverá sair uma nova linha de apoio PME para responder aos aumentos energéticos e ao custo das matérias-primas, antecipa Catarina Mateus, que considera “uma medida importante para a economia“. A gerente do Eurobic da Feira afirma ainda que é necessário os empresários estarem atentos à situação económica da sua empresa, de forma a “melhorarem em termos de eficiência e ganho da empresa“. Há já impactos no tecido económico com o aumento das taxas de juro? Catarina Mateus afirma que, para já, ainda “não se sente retração” no investimento”.

Qual o perfil do empresário de Santa Maria da Feira? Intervenientes destacam “tecido económico muito dinâmico e muito atual”.

O que esperar da taxa Euribor nos próximos tempos? Catarina Mateus e Elisabete Matos apontam que a taxa deverá ainda subir, até ao final do ano, e que se espera depois “uma estabilização”.

Vítor Duarte salienta que a Associação Empresarial do concelho de Santa Maria da Feira está a disponibilizar serviço de consultoria às empresas, com técnicos e profissionais especializados.

Vítor Duarte deixa o desafio: “investir na literacia financeira dos mais novos“.

Catarina Mateus apela às empresas para que estejam atentas às linhas de financiamento.

Elisabete Matos também deixa conselhos. Os particulares devem dirigir-se aos parceiros bancários para se inteirarem da situação e prevenir já um eventual aumento das taxas de juro.

O segundo episódio do programa Espaço Empresa pode ser ouvido na íntegra aqui.

Espaço Empresa – Episódio 2: 20/10/2022


O programa Espaço Empresa resulta de uma parceria entre a Rádio Sintonia e a Associação Empresarial da Feira. Todas as quintas-feiras, depois das 18h, o programa propões a debater temas relevantes para o tecido económico do concelho.