939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeDesportoDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

30ª Volta às Terras de Santa Maria quer repetir “sucesso de edições anteriores” e promete trazer para as ruas “a festa do ciclismo”

10visualizações
Vasco Costa, presidente do Sport Ciclismo de S. João de Ver, esteve nos estúdios da Sintonia. Fernando Oliveira, presidente da Associação de Cicloturismo, participou na entrevista por telefone

A festa do ciclismo está de regresso a Santa Maria da Feira com a 30ª Volta às Terras de Santa Maria Troféu Fernando Mendes que acontece já este domingo, tendo como epicentro a freguesia de S. João de Ver. A edição, pelo número redondo, “tem um sabor especial“, admite Vasco Costa, presidente do Sport Ciclismo de S. João de Ver, que espera ver muito público nas ruas, isto num concelho com fortes pergaminhos na modalidade. Fernando Oliveira, presidente da Associação de Cicloturismo, acredita que a prova vai repetir o “sucesso” dos anos anteriores.

A Rádio Sintonia conversou nos estúdios com Vasco Costa, presidente do Sport Ciclismo de S. João de Ver, e ao telefone com Fernando Oliveira, presidente da Associação Cicloturismo de S. João de Ver, a propósito da 30ª edição da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes, e do Passeio de Cicloturismo, agendado para 2 de outubro.

O 30ª tem um sabor especial, é sinal que o ciclismo em Santa Maria da Feira ainda não morreu, existiu e continua a existir”, afirma Vasco Costa. É assim que começa a conversa, nos estúdios da Sintonia, para desvendar os pormenores de uma prova que “já foi uma das maiores do país“, recorda o dirigente.

“É uma honra formar ciclistas para o pelotão nacional”

A competição, como já é hábito, homenageia os ciclistas que passaram pela formação do clube malapeiro e que participaram na Volta a Portugal em Bicicleta. Este ano, são dez os corredores a que a Volta às Terras de Santa Maria, organizada pelo Sport Ciclismo de S. João de Ver e pela Associação de Cicloturismo, presta tributo. “Vamos ter o gosto de homenagear e ter junto de nós os ciclistas que passaram pela nossa formação e que este ano participaram na Volta a Portugal, para nós é uma grande honra estarmos a formar ciclistas para o pelotão nacional“, salienta, satisfeito.

Vasco Costa puxa a fita atrás e lembra as primeiras edições da prova, onde participou enquanto ciclista.

Desde que o Sport Ciclismo de S. João de Ver abraçou a organização, a prova passou a designar-se Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes, “o ciclista com maior palmarés no concelho“.

Volta às Terras de Santa Maria percorre “80 por cento das freguesias do concelho”

A prova, com partida (14h) e chegada (17h30) na Avenida Francisco Sá Carneiro, em S. João de Ver, vai percorrer “80 por cento das freguesias do concelho”.

Espera-se muita gente nas ruas, é uma modalidade que vai ao encontro das pessoas, à casa das pessoas“, realça o dirigente.

Subida ao Castelo da Feira deverá ser a parte “mais difícil” da prova.

Os custos com a segurança do evento absorvem uma grande parte das verbas, afirma Vasco Costa. “Deixámos de fazer a prova para profissionais precisamente por causa disso, é muito custoso e fica caro“, aponta.

Vasco Costa reconhece que gostaria de “voltar a organizar a Volta às Terras de Santa Maria para profissionais”.

“Esperamos que seja um sucesso, como tem sido todos os anos”

Fernando Oliveira, presidente da Associação de Cicloturismo de S. João de Ver junta-se, por telefone, à conversa, e tem boas expectativas para domingo. “Esperamos que seja um sucesso, como tem sido todos os anos“, afirma, convicto.

Sinergias entre as duas associações “beneficiam o ciclismo“, salienta Fernando Oliveira.

Como nasce a Associação de Cicloturismo do Centro? Fernando Oliveira responde…

Passeio de Cicloturismo traz referências do ciclismo nacional a
São João de Ver no dia 2 de outubro

No dia 2 de outubro, S. João de Ver acolhe o Passeio de Cicloturismo aberto a todos os amantes da bicicleta. Fernando Oliveira afirma que basta aparecer na iniciativa, que contará com a presença de equipas profissionais e também antigas glórias do ciclismo nacional. “Vai ser uma festa do ciclismo“, promete.

Organização espera “grande adesão”.

Fernando Oliveira deixa o convite a todos para que participem nas duas iniciativas.

Vasco Costa também deixa o repto para que a população compareça para “dar um passeio de bicicleta e conhecer melhor as ruas do concelho“. O passeio de cicloturismo conta também com alguns desafios, desvenda o dirigente.

No passeio, marcarão presença “referências do ciclismo português“, entre elas Maurício Moreira, vencedor da Volta a Portugal de 2022.

“Os Sub-23 têm sido abandonados pela Federação Portuguesa de Ciclismo”

Como está o ciclismo atualmente? Vasco Costa lança críticas em relação ao escalão de sub-23, que considera ter sido “abandonado pela Federação Portuguesa de Ciclismo“. “Não tem calendário próprio, não há competição apenas entre os corredores de sub-23 e estão obrigados a correr com os profissionais, o que se torna muito mais difícil“, argumenta.

Como foi a época do Sport Ciclismo de S. João de Ver? “Uma temporada boa” e com novos talentos a emergir, avalia o presidente.

“Formamos homens”

“O desporto, nos jovens, é por amor“, defende Vasco Costa, que salienta que o Sport Ciclismo de S. João de Ver forma, acima de tudo, homens para a vida.

O nosso trabalho é a formação“, vinca Vasco Costa, orgulhoso de presidir o clube “que mais atletas fornece ao pelotão nacional”.

Vasco Costa foi um dos fundadores do clube e é o verdadeiro homem dos sete ofícios no Sport Ciclismo de S. João de Ver. O dirigente admite que gostaria de ver sangue novo tomar conta do clube, mas reconhece que “é cada vez mais difícil” recrutar pessoas para o associativismo. “Rouba-nos muito tempo“, afirma. Mas, como diz o ditado, quem corre por gosto não cansa e, por isso mesmo, Vasco Costa promete continuar ao lema do emblema malapeiro enquanto puder.

Pode ouvir a entrevista completa aqui.

Entrevista Volta às Terras de Santa Maria: Edição 21/09/2022

Leave a Response