939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Dezembro 6, 2024
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistosSociedade

ModaFeira celebrou moda e cultura no Museu de Lamas

62visualizações

A edição Outono/Inverno 2024 do ModaFeira, organizada pela Associação Empresarial da Feira (AEF), marcou o regresso do evento de moda ao concelho, trazendo, desta vez, uma experiência única ao Museu de Lamas. O desfile, que decorreu no sábado à noite, destacou as novas propostas de vestuário, calçado, acessórios e marroquinaria das lojas locais para a próxima estação, num cenário inspirado na Arte Sacra, em alusão ao vasto acervo do museu.

Com a presença de mais de 100 manequins, que incluíram candidatos de todas as idades, identidades de género e tipos de silhueta, a AEF fez questão de reforçar a importância da representatividade e autenticidade na moda. “O ModaFeira celebra a moda real, feita para pessoas reais“, destacou Alferes Pereira, presidente da AEF, ao comentar o casting aberto para o evento e o empenho em reunir uma passerelle inclusiva. A condução do desfile ficou a cargo da apresentadora Cristiana Guerra, que, com simpatia e dinamismo, destacou o compromisso das lojas em oferecer opções diferenciadas, acessíveis e de qualidade, incentivando a comunidade a valorizar o comércio da região em vez de optar pelas grandes superfícies comerciais.

A escolha do Museu de Lamas como palco do ModaFeira reforça a estratégia da AEF em descentralizar as suas iniciativas, conforme destacou Alferes Pereira: “Nesta edição única e especial do ModaFeira, unimos moda e cultura num local de prestígio – o Museu de Lamas –, uma referência na região de Santa Maria da Feira“. Devido às condições climáticas, o evento realizou-se no interior do museu, proporcionando um ambiente acolhedor e intimista, que, segundo o presidente da AEF, “criou um momento de verdadeira conexão entre o público e a moda“.

O Museu de Lamas é um ícone cultural que homenageia a indústria corticeira, tão relevante para Santa Maria da Feira, e colabora com a Universidade Católica Portuguesa para a conservação do seu acervo de Arte Sacra, um dos temas inspiradores do desfile. Segundo Alferes Pereira, “a crescente dinâmica intercultural do museu e as suas iniciativas de trabalho em rede” foram essenciais para a escolha do espaço.

O ModaFeira contou com a presença de diversas lojas, algumas delas participantes desde a primeira edição sob a atual Direção da AEF, e outras, mais recentes, que abraçaram esta experiência com entusiasmo,” destacou ainda o presidente da AEF.

A produção do desfile, conduzida por Lígia Lebreiro, refletiu a missão da AEF de descentralizar as suas atividades, levando-as a diferentes áreas do concelho. Como referiu o presidente, “este evento reforça o compromisso da AEF em descentralizar as suas iniciativas pelo concelho, como já aconteceu na edição outono/inverno do ano passado, realizada nas Caldas de São Jorge“.

Leave a Response