Sr. Saudável marca presença na Corga da Moura

Sr. Saudável marca presença na Corga da Moura

Corga da Moura decorre entre 30 de maio 2 de junho junto ao pavilhão da Escola da Corga de Lobão. Foto: DR

 

Nos dias 1 e 2 de junho, o Sr. Saudável marcará presença na 3ª edição da Corga da Moura, promovendo uma série de atividades destinadas a crianças, jovens e adultos. Este evento, que decorrerá junto ao pavilhão da Escola da Corga de Lobão, promete sensibilizar a comunidade para a importância de hábitos de vida saudáveis e cuidados preventivos.

No sábado, entre as 15h30 e as 18h, o Sr. Saudável celebrará o Dia Mundial da Criança com a atividade “Brincar ao Sol em Segurança!”, que visa sensibilizar as crianças para os cuidados a ter com o sol e a importância da proteção solar. No mesmo horário, há outra atividade intitulada “Dentes Saudáveis, Dentes Felizes!”. Em colaboração com uma médica dentista, o Sr. Saudável dinamizará uma ação de sensibilização sobre saúde oral. Esta atividade é destinada a todas as crianças e pretende destacar a importância de uma correta higiene oral e os cuidados necessários para manter uma boa saúde oral.

Ainda no sábado, mas entre as 20h e as 23h teré lugar a “TEDx – Sex Education”, uma atividade destinada a jovens e adultos. “A educação sexual e a prevenção de comportamentos de risco são fundamentais para uma adolescência e vida adulta saudáveis. Na noite de sábado, o Sr. Saudável dinamizará uma atividade destinada a adolescentes e adultos, abordando temas como métodos contracetivos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, pode ler-se na nota de imprensa.

No domingo, há rastreios de osteoporose a decorrer entre as 14h e as 18h abertos a toda a comunidade. “A osteoporose é responsável por cerca de 50 mil fraturas por ano em Portugal. Em parceria com a APO – Associação Portuguesa de Osteoporose, o Sr. Saudável realizará rastreios de osteoporose, permitindo à comunidade avaliar a saúde dos seus ossos e iniciar cuidados preventivos”, referem as autoras do projeto Sr. Saudável, iniciado em dezembro de 2021 pela médica Catarina Silva e pela farmacêutica Rafaela Silva. Todas as atividades são gratuitas e não carecem de inscrição prévia.

A Corga da Moura, um evento dinamizado pela União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, realiza-se entre 30 de maio e 2 de junho junto ao pavilhão da Escola da Corga de Lobão.