Câmara disponibiliza 100 mil euros para apoiar a Criação Local

Câmara disponibiliza 100 mil euros para apoiar a Criação Local

 

O Município de Santa Maria da Feira tem abertas as candidaturas à Medida 1 do Programa de Apoio à Cultura (PAC), num montante global de 100 mil euros, destinados a apoiar a Criação Local. Artistas independentes, associações e cooperativas culturais locais podem candidatar-se a este incentivo municipal até 28 de junho.

O Subprograma 1.1 (Entidades Sem Fins Lucrativos) conta com o valor de 70 mil euros, direcionado às associações e cooperativas culturais do território, para o apoio a projetos a executar no ano de 2025, que visem essencialmente a área da criação para o território e suas comunidades. Este subprograma comporta o apoio de 50 por cento do custo do projeto, até ao limite máximo de 7.500 euros.

O Subprograma 1.2 (Pessoas Singulares) contempla um montante de 30 mil euros, direcionado aos artistas independentes, naturais e/ou residentes no território que, a solo ou em representação de um coletivo (grupo não formal), pretendam desenvolver projetos de criação artística local a executar em 2025. Para o efeito, dispõem do apoio máximo de 50 por cento dos custos dos projetos, tendo em conta os tetos máximos definidos, designadamente: de 5 mil euros, onde serão admitidos para apoio três projetos; e de 2.500 euros, com a admissão de seis projetos para apoio do PAC 2025.

As candidaturas ao Programa de Apoio à Cultura 2025, referentes à Medida 1 (Criação Local) e aos seus programas, deverão ser preenchidas e submetidas online, através do Portal do Associativismo, até 28 de junho.

Toda a documentação de suporte está disponível para consulta no site do Município, em www.cm-feira.pt (separador Cultura), onde se encontra o Regulamento do Programa de Apoio à Cultura e os editais da Medida 1 (Criação Local).

Para mais informações, os interessados devem contactar os serviços da Divisão de Gestão Cultural, através do email cultura@cm-feira.pt ou telefone 256 331 075.