Sintonia de Ataque: “O campeonato está a atingir níveis que eram impensáveis no início da época, há um equilíbrio muito grande”

Sintonia de Ataque: “O campeonato está a atingir níveis que eram impensáveis no início da época, há um equilíbrio muito grande”

Ricardo Nascimento, Tiago Leite, Dinis Resende e Carlos Silva no Sintonia de Ataque

Ricardo Nascimento, técnico do Canedo, e Tiago Leite, treinador do Paços de Brandão, foram os convidados especiais do programa Sintonia de Ataque, juntando-se em estúdio aos habituais craques de microfone – Carlos Silva e Dinis Resende. A evolução dos campeonatos da Associação de Futebol de Aveiro e o ponto de situação da Divisão de Elite e da 1ª Divisão Distrital, competições que estão “ao rubro”, foram os temas em destaque.

“Ano após ano, este campeonato tem vindo a melhorar”

Carlos Silva dá o pontapé de saída do Sintonia de Ataque, abordando o momento atual do campeonato SABSEG. “Continuam a existir uma série de equipas com a pretensão de ficarem nos primeiros quatro lugares e as outras estão a preparar-se para jogar para não descer“, refere. “O campeonato está a atingir níveis que eram impensáveis no início de época, há um equilíbrio muito grande entre as equipas, o nível do futebol tem vindo a melhorar sensivelmente“, afirma.

“Ano após ano este campeonato tem vindo a melhorar”, comenta Dinis Resende.

Ricardo Nascimento, técnico do Canedo, aborda o seu percurso pelo mundo futebolístico. “Sou um homem que devo tudo ao futebol”, frisa.

Ricardo Nascimento: “Estamos muito condicionados”

Treinador do Canedo desde a temporada transata, Ricardo Nascimento começa por destacar as melhorias que tem sentido na divisão maior do futebol aveirense. “O campeonato de Aveiro está cada vez melhor em todas as vertentes, tanto treinadores como jogadores estão melhores, os adeptos estão melhores e são cada vez mais”, sublinha. Já sobre o projeto do Canedo, o timoneiro afirma que a equipa tem sido alvo de preconceito ao longo desta época e aborda alguns episódios concretos, nomeadamente com Agostinho Cá, jogador que já vestiu as cores do Barcelona. “Estamos muito condicionados”, refere Ricardo Nascimento, que, por outro lado, destaca a qualidade humana dos dirigentes do clube. “[O projeto] é feito de pessoas humildes, pessoas trabalhadoras e que fazem muitas vezes o papel de pai, o papel de mãe, o papel de irmão, o papel de família. Somos uma família“, realça.

Tiago Leite, técnico do Paços de Brandão, também analisa a evolução das competições da AFA. A norte, o técnico identifica “seis equipas fortíssimas” na luta pelos quatro primeiros lugares. A sul, o campeonato “não é tão forte”, mas é também pautado pelo equilíbrio.

Carlos Silva e Dinis Resende e a evolução das competições…

Lamas venceu, Lobão empatou, duelo entre Fiães e Canedo adiado: a análise à jornada

Carlos Silva analisa o duelo entre o União de Lamas e a Florgrade, que culminou na vitória da turma liderada por Fábio Pais.

Dérbi entre Fiães e Canedo adiado. Ricardo Nascimento afirma que “o jogo não se realizou porque não haviam condições“. As três equipas – Fiães, Canedo e equipa de arbitragem – verificaram que o “relvado estava impraticável”.

Tiago Leite e o rescaldo da 14ª jornada do SABSEG. “Parece-me que vai ser uma luta até ao final”, afirma.

Dinis Resende analisa os resultados da 14ª jornada. “Dá-me a sensação que o Lobão nos minutos finais é ligeiramente prejudicado”, afirma o comentador a propósito do duelo entre a turma lobonense e o Espinho, que terminou com um empate a duas bolas.

“1ª Divisão está ao rubro”

Tiago Leite, técnico do Paços de Brandão, analisa a caminhada da Briosa na 1ª Divisão Distrital. A época começou de feição para a turma brandoense, com sete triunfos consecutivos (cinco para o campeonato e dois para a Taça de Aveiro), mas seguiu-se um período atribulado e marcado por quatro derrotas e um empate (incluindo o desaire com o Canedo na 4ª eliminatória da Taça de Aveiro). Agora, a equipa está “no caminho certo” (soma duas vitórias consecutivas), num campeonato que “está ao rubro” e recheado de candidatos à subida de divisão, aponta Tiago Leite. O técnico salienta, por isso mesmo, que não podem existir distrações no campeonato e avisa que os erros se pagam caro.

Dinis Resende, Carlos Silva e Ricardo Nascimento analisam a 1ª Divisão Distrital, pautada pela “qualidade, equilíbrio e competitividade”.

Notas finais dos craques…

Pode ouvir o programa na íntegra aqui:

Sintonia de Ataque: Edição 09/01/2023

O programa Sintonia de Ataque, dedicado às competições da Associação de Futebol de Aveiro, vai para o ar todas as segundas-feiras, depois das 18h, em 92.0FM ou em www.radiosintonia.pt. O programa semanal é moderado por Filipe Dias.