Francisco Gouveia, da Feira Viva Natação Adaptada, participa em três eventos de sensibilização para Pessoas com Deficiência

Francisco Gouveia, da Feira Viva Natação Adaptada, participa em três eventos de sensibilização para Pessoas com Deficiência

“Nada é impossível”, é esta a mensagem que Francisco Gouveia, nadador da equipa Feira Viva Natação Adaptada, quer transmitir a todos aqueles que o queiram ouvir. A convite dos Municípios de Viseu, Mortágua e São João da Madeira, o “capitão” feirense participará em três eventos onde o foco é a Pessoa com Deficiência e a sua luta diária para superar as adversidades.

É no dia 5 de dezembro, nas Jornadas Inclusivas da Invictus, em Viseu, que Francisco Gouveia começa a primeira de três participações em eventos cujo foco é a Pessoa com Deficiência. Enquanto nadador da Feira Viva, o atleta irá visitar um treino de natação adaptada nas piscinas municipais onde irá partilhar histórias, vivências e conselhos aos seus atletas. 

O evento, patrocinado pelo Município de Viseu, tem como objetivo proporcionar um dia repleto de atividade física informal aos participantes, através do contacto com várias modalidades desportivas e está enquadrado nas comemorações locais do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebra, anualmente, a 3 de dezembro.

Dia 9 de dezembro, em Mortágua, o desportista não só marcará presença na ação de sensibilização dos direitos das Pessoas com Deficiência, na qualidade de atleta de Desporto Adaptado, como, ainda, irá participar num treino de natação com alunos do 3º ano do 1º CEB.

Para Francisco Gouveia, o objetivo por trás da sua participação nestes eventos pode ser resumido num dos slogans mais icónicos do mundo do desporto: “Impossible Is Nothing”: “Aquilo que eu quero demonstrar é que com dedicação tudo se consegue alcançar”. “Se eu me proponho a chegar ao outro lado, eu consigo fazê-lo trilhando outros caminhos. Tudo é possível, o importante é não desistir”, afirma o atleta conhecido como “capitão” no seio da equipa da Feira Viva por estar no clube desde da sua génese, em 2007.

Por fim, dia 10 de dezembro, a convite do Município de São João da Madeira, Francisco Gouveia será uma das vozes integrantes da mesa-redonda cujo tema será Pessoas com Deficiência e o seu dia-a-dia.

Esta ações têm como propósito sensibilizar e incentivar o diálogo chamando atenção para aquilo que pode ser feito para tornar as nossas cidades mais inclusivas, protegendo a dignidade, os direitos e o bem-estar de todos.