Inês Santos é a Jovem Autarca mais nova de sempre

Inês Santos é a Jovem Autarca mais nova de sempre

Com apenas 13 anos, Inês Santos foi eleita Jovem Autarca de Santa Maria da Feira para o mandato 2022/2023, sendo a mais nova “presidente” das nove edições deste projeto municipal de cidadania ativa pioneiro no país. Aluna do 8º ano na Escola Básica de Argoncilhe e residente na freguesia de Mozelos, a jovem arrecadou 686 votos, num ato eleitoral que registou uma taxa de participação de cerca de 84 por cento.

A recém-eleita Jovem Autarca tinha alguma expectativa na vitória, mas confessa que sentiu uma enorme felicidade quando foi anunciada publicamente como a mais votada entre os 16 candidatos e considera que fez por merecer.

Das propostas que incluiu no seu manifesto de candidatura consta a criação de uma “Biblioteca de Brinquedos”, onde as famílias possam doar e requisitar brinquedos, perspetivando a criação de mais momentos lúdicos em contexto familiar. A realização de um festival de acesso gratuito para todos os jovens e de uma semana intercultural para promoção da língua inglesa são outras propostas apresentadas durante a campanha eleitoral.

Ao seu lado na liderança, Inês Santos terá mais duas jovens autarcas. Com 471 votos, Letícia Moutinho foi eleita primeira vereadora e terá poder de representação da Jovem Autarca. A segunda vereadora, Beatriz Soares, foi eleita com 397 votos. No entanto, os restantes 13 candidatos terão a oportunidade de integrar a equipa de trabalho, que tem um orçamento de 10 mil euros para gerir até dezembro de 2023.

“Este é o projeto que me é mais querido desde que estou na Câmara”, frisou o presidente da Autarquia, Emídio Sousa, na sessão de apresentação pública dos resultados às eleições e instalação do Jovem Autarca, realizada a 1 de dezembro, no Europarque.

O edil vincou os impactos positivos deste projeto na evolução, crescimento e capacitação dos jovens em matéria de comunicação, da perceção do trabalho em comunidade e do grau de responsabilidade dos decisores políticos.

Emídio Sousa deixou ainda um alerta à ala masculina: “as mulheres estão claramente a assumir a liderança, o que atesta as suas capacidades e competência”, sublinhou, depois de ver anunciadas as três jovens mais votadas.

O presidente da Câmara elogiou a elevada participação dos alunos nestas eleições, agradeceu o envolvimento da comunidade educativa concelhia neste projeto e enalteceu o apoio das famílias. “O trabalho em equipa começa em casa”, reforçou.

A fechar a sessão, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Jorge Oliveira, deixou um apelo à nova equipa Jovem Autarca: “sejam um exemplo para toda a Nação”.

De um total de 5 786 eleitores, participaram nesta votação 4 849 alunos, sendo a taxa de participação de 83,81% e a taxa de abstenção de 16,19 por cento.

Recorde-se que foi em 2014 que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira lançou o projeto de cidadania ativa Jovem Autarca, pioneiro no país e mais tarde replicado noutros municípios, com o intuito de dar voz aos jovens do concelho, valorizar as suas opiniões, incitar a sua participação na vida local e responsabilizá-los para a gestão rigorosa de um orçamento anual de 10 mil euros.