A equipa Feira Viva Natação Adaptada conquistou o 1º lugar em equipas no IV Open de Natação Adaptada de Coimbra. Na cidade dos estudantes, quatro atletas feirenses conquistaram ainda seis recordes nacionais.

A primeira participação coletiva da temporada para a equipa da Feira Viva não podia ter corrido melhor. Os 19 atletas feirenses foram ao Complexo Olímpico de Coimbra conquistar 49 medalhas de ouro (25 na natação feminina e 24 na masculina), seguidas de cinco medalhas de prata (2 femininas e 3 masculinas) e uma de bronze (masculina) e garantiram, assim, o 1º lugar em equipas do torneio.

Depois da participação no Mundial DSISO, Filipa Reis bateu dois recordes nacionais nos 400m Livres (7.25,61) e 200m Estilos (4.00,73). Rodrigo Patrício estabeleceu o novo recorde nacional nos 100m Mariposa (1.17,97) e Samuel Duarte alcançou o mesmo feito nos 200m Estilos (2.54,21) e nos 100m Livres (1.02,84). O último recorde nacional foi batido por Ana Castro nos 100m Livres (1.19,34).

Para a nadadora Ana Castro, bater o recorde nacional “foi uma agradável surpresa”. “Esta foi a primeira competição da temporada, por isso encarei-a como uma avaliação para perceber como estou e o que posso melhorar”, afirmou. “Não estava à espera de bater já um recorde nacional, por isso estou muito feliz, é sinal que estou a trabalhar bem“, concluiu. 

Também o atleta Rodrigo Patrício considera que a participação da equipa “excedeu as melhores expectativas”: “Chegámos a esta competição com um ritmo de treinos muito elevado por causa do Campeonato Nacional de Inverno. Eu, por exemplo, na semana anterior ao Open fiz treinos bidiários na segunda e quarta-feira e terça complementei o treino com ginásio”. “Não esperava bater o recorde nacional até porque foi a primeira vez que nadei este estilo em competição”, confessou ainda o atleta feirense.

A equipa de Santa Maria da Feira prepara agora a participação no Torneio Regional do Norte, que se realiza dias 3 e 4 de dezembro na Póvoa de Varzim.