Exposição de pintura de Nathalie Santos quer sensibilizar o público para a doença mental: “Infelizmente ainda há muita ignorância”

Exposição de pintura de Nathalie Santos quer sensibilizar o público para a doença mental: “Infelizmente ainda há muita ignorância”

Nathalie Emilienne Santos nos estúdios da Rádio Sintonia

A exposição ‘As duas faces de um diário’ inaugura esta sexta-feira, dia 9 de setembro, na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, pelas 18h30. A mostra, que reúne 15 obras de pintura, procura desmistificar preconceitos e sensibilizar o público para a doença mental. Nathalie Santos, diagnosticada em 2012 com transtorno bipolar, quer mostrar que é “possível ter uma vida normal” e frisa a importância de o doente psiquiátrico “ter amor próprio”.

Nathalie Santos nasceu em França, mas foi em Santa Maria da Feira que se sentiu em casa e viveu grande parte da sua vida. Aos microfones da Sintonia, a artista fala do seu percurso pelo mundo das artes.

Recorda que, desde sempre, se sentiu talhada para as artes e a escultura foi a sua grande primeira paixão, o que a levaria, mais tarde, a licenciar-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A artista destaca a “forte influência” do escultor Baltazar Oliveira.

O saudoso mestre António Joaquim foi outro mentor para a artista, que considera obrigatória uma visita à exposição do artista, patente no Museu Convento dos Loios.

A paixão pela pintura surge, de forma mais vincada, em 2012.

Nathalie recorda os anos em que estudou na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto: “Sempre me senti muito orgulhosa de estar lá”.

Mais recentemente, Nathalie Santos envolveu-se num projeto feirense que surgiu este ano em solo fogaceiro. A cooperativa artística Arthenon nasceu na edição de 2022 do Imaginarius. Hoje, Nathalie dá aulas de pintura a alunos com idades compreendidas entre os oito e os 35 anos de idade.

Nathalie Santos, diagnosticada em 2012 com transtorno bipolar, decidiu transportar a sua doença para a arte que vai criando. Exemplo disso é a exposição ‘Amar em Dois Pólos’, que esteve patente no ano passado no Museu Vivo da Fogaça. Agora, surge uma nova mostra. ‘As Duas Faces de um Diário’, exposição que inaugura esta sexta-feira na Biblioteca de S. João da Madeira, quer mostrar às pessoas que é possível “ter uma vida normal” mesmo sofrendo de doença mental. “Infelizmente ainda há muita ignorância acerca da doença mental“, lamenta a artista, que quer, com esta exposição, alertar as famílias para a importância de “apoiar mais os pacientes psiquiátricos“.

A exposição de pintura cruza-se, ainda, com palavras de Nathalie Santos, que desde nova escreve também poesia. A artista revela, aos microfones da Sintonia, as técnicas utilizadas nas 15 obras de arte que estão patentes na Biblioteca de S. João da Madeira até ao dia 1 de outubro.

E quais são as expectativas para esta exposição? Nathalie Santos responde prontamente: “O que interessa mais não é vender ou atingir um público de elite. O que quero mesmo é que o povo veja a exposição, porque tem entrada gratuita“, reforça.

A exposição ‘As Duas Faces de Um Diário’, de Nathalie Emilienne Santos, está patente até 1 de outubro na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira e tem entrada gratuita. Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista Nathalie Santos: 08/09/2022