Câmara da Feira atribuiu mais de meio milhão de euros ao associativismo desportivo

Câmara da Feira atribuiu mais de meio milhão de euros ao associativismo desportivo

Só nos primeiros seis meses deste ano, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira atribuiu perto de 630 000 euros a associações desportivas e clubes de todo o concelho, na sequência das candidaturas a diferentes medidas do Programa de Apoio ao Desporto (PAD). Os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo a celebrar com a autarquia feirense, no âmbito do PAD, foram entregues na passada quarta-feira, 29 de junho, a 50 associações e clubes, numa cerimónia que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Lourosa.

O Programa de Apoio ao Desporto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira prevê 11 medidas de apoio que no seu conjunto concretizam uma política de promoção e dinamização do desporto, com especial incidência na área da formação das camadas mais jovens da população.

Na cerimónia de entrega dos contratos-programa, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, valorizou o trabalho fundamental de todos os dirigentes associativos em prol do desporto e, em particular, na formação dos jovens. O autarca vincou ainda as duas visões estratégicas da autarquia feirense para a área do Desporto que “regem o caminho que já trilhamos e que vamos dar continuidade nos próximos anos: promover estilos de vila saudáveis para todos e afirmar o concelho de Santa Maria da Feira como uma força nacional na formação desportiva”.

Ao Vereador com a pasta do Desporto, Mário Jorge Reis, coube a apresentação do Programa de Apoio ao Desporto de Santa Maria da Feira, dando nota da sua abrangência em termos de apoios e da calendarização prevista para as candidaturas às diferentes medidas. 

Até ao final deste ano e na sequência das 11 medidas que o PAD contempla, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira estima atribuir às associações e clubes do concelho um apoio total de cerca de 1 367 000 euros.

11 Medidas de Apoio ao Desporto:

» Apoio à inscrição de praticantes ou às arbitragens;

» Apoio a programas, projetos, atividades regulares e pontuais;

» Apoio à participação desportiva dos cidadãos com deficiência ou incapacidade;

» Apoio à participação da população sénior;

» Cedência de espaços desportivos;

» Apoio a equipamentos desportivos;

» Apoio à construção, modernização e reabilitação de instalações desportivas;

» Apoio à qualificação dos clubes e associações desportivas;

» Apoio ao apetrechamento de equipamentos de desfibrilhação automática externa e/ou de outros equipamentos médicos, fisioterapêuticos ou de socorro;

» Apoio à participação em competições internacionais;

» Apoio em espécie.