939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Domingo, Dezembro 8, 2024
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Feira Viva regressa do Mundial e parte para o Europeu da Juventude com grandes expectativas

17visualizações

Ana Castro e Ivo Rocha, atletas da Feira Viva Natação Adaptada, apuraram-se para cinco finais no Mundial de Natação Adaptada e trouxeram da Madeira dois recordes nacionais. Seguem-se, agora, os Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, com a participação dos atletas Rodrigo Patrício e Samuel Duarte.

O Campeonato do Mundo MADEIRA 2022 World Para Swimming Championships, que se realizou no Funchal de 12 a 18 junho, contou com a participação de Ivo Rocha e Ana Castro, acompanhados pela técnica Carla Cardoso.

Na prova da Madeira, Ivo Rocha alcançou o quarto lugar nos 200 Estilos, fixando o novo recorde nacional em 3.19,52, obtendo também a 5ª posição nos 100 Bruços e o 8º lugar aos 200 Livres.

O atleta disputou três finais nas três provas inscritas, naquela que foi a sua quarta participação num Mundial, admitindo que “a prova em que estava mais bem posicionado no ranking internacional era os 200Estilos”. “Na eliminatória consegui baixar o meu tempo e o recorde nacional em cerca de quatro segundos, qualificando-me para a final onde conseguiria baixar mais um segundo e classificar-me em 4º lugar”, diz o atleta.

Ivo Rocha confessa que a posição alcançada “é a mais ingrata que um atleta pode ter, pois é a posição logo a seguir às medalhas”, realçando, no entanto, que se tratou da sua “melhor classificação de sempre no Mundial, à qual juntei um recorde nacional”. “É um resultado que me alegra e que enche de orgulho”, adianta.

Nas outras duas provas obtive o 5º lugar nos 100 Bruços e o 8º nos 200 Livres. São três resultados no Top 8 e isso não é algo fácil de se atingir. Requer atitude e empenho, alguns sacrifícios, invisíveis a quem não está na área, mas que fazem parte de quem olha de forma séria e responsável para esta modalidade e para a responsabilidade de representar a nossa bandeira”, sublinha Ivo Rocha.

Ana Castro, que se estreou no Mundial, chegou ao 9º lugar nos 400 Livres, à 6ª posição nos 100 Mariposa, batendo o Recorde Nacional em 1.29,49, e alcançando o 7º lugar nos 200 Estilos.

A atleta apurou-se para duas finais, realizando um total de cinco provas, considerou que se tratou de “um mundial fantástico a todos os níveis”. “O grupo esteve muito unido e o ambiente foi muito bom. Em termos de performance, fiquei satisfeita. Claro que queremos sempre mais e já estamos a pensar em como vamos melhorar, mas foi incrível ter feito duas finais, e fiquei muito feliz com a minha marca e consequente Recorde Nacional aos 100 Mariposa e a dois segundos do bronze”, afirma a atleta.

Carla Cardoso, diretora técnica da equipa Feira Viva Natação Adaptada, admite que os “objetivos foram cumpridos, o Ivo alcançou dois Recordes Nacionais, sendo que foram na mesma prova, e a presença nas três finais”.

Infelizmente, a prova dos 100 Bruços não correu como esperávamos porque a organização alterou a sua data, o que deixou o atleta sem tempo de recuperação e preparação, tínhamos outra ambição para esta prova. A Ana Castro também alcançou um Recorde Nacional, foi uma excelente prestação na estreia no campeonato do Mundo”, adianta.

A treinadora mostrou-se ainda “satisfeita com a envolvência fabulosa do grupo”. “Foi a melhor prestação da seleção nacional a que assisti”, refere.

Samuel e Rodrigo de partida para os Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude

Entretanto, os atletas da Feira Viva Natação Adaptada, Rodrigo Patrício e Samuel Duarte, vão representar as cores nacionais na Finlândia, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, que decorrem entre 27 de junho e 4 de julho. Carla Cardoso destaca a importância da competição, já que “é a primeira vez que competem numa prova internacional”. “Se superarem as suas marcas, já venho satisfeita”, conclui.

Leave a Response