939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Domingo, Novembro 24, 2024
AtualidadeCulturaDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosSociedade

Tuna Musical Brandoense celebra 150+2 anos de história: “Uma casa sem música é como uma pessoa sem alma”

16visualizações
Alexandra Trindade, diretora pedagógica da Academia de Música de Paços de Brandão, nos estúdios da Rádio Sintonia

Adiadas por dois anos devido à pandemia da Covid-19, as comemorações dos 150 anos da Tuna Musical Brandoense arrancaram força em março deste ano e encerram agora no mês de junho. Por isso mesmo a instituição celebra, em 2022, os 150+2 anos de história.

Em entrevista, a diretora pedagógica da Academia de Música de Paços de Brandão, Alexandra Trindade, mostra orgulho no trabalho que esta instituição de ensino especializado da música tem vindo a realizar e destaca que o mais importante “não são os prémios, mas sim a qualidade da formação”. “Orgulho-me da qualidade do ensino, da solidez da formação que estamos a facultar aos nosso alunos. Temos tido sucesso, mas o sucesso não é o mais relevante, é o processo, o que temos feito para chegar lá”, evidencia a responsável.

Além das comemorações dos 150+2 anos da Tuna Musical Brandoense, Alexandra Trindade faz o balanço do ano letivo 2021/2022 e projeta o próximo, que está a ser trabalhado com afinco desde o início do ano. Após as celebrações, segue-se no calendário da Academia de Música de Paços de Brandão o XV Concurso Internacional Paços’ Premium, entre 1 e 10 de julho. As inscrições estão a decorrer até sexta-feira, dia 17 de junho.

“Temos tido sucesso, mas o sucesso não é o mais relevante, é o processo, o que temos feito para chegar lá”

Alexandra Trindade fala sobre o seu percurso pelo mundo da música e da ligação à Academia de Música de Paços de Brandão.

Orgulho” no trajeto da Academia de Música, destaca Alexandra Trindade. Hoje, a instituição tem “dimensão nacional e resultados e projeção a nível nacional e internacional“.

A importância das parcerias…

Ano letivo 2021/2022 ainda marcado pela pandemia da Covid-19. Regresso à normalidade é “gratificante“, realça Alexandra Trindade.

Pandemia da Covid-19 obrigou ao adiamento, por dois anos, das celebrações dos 150 anos de vida. Em 2022, Tuna Musical Brandoense celebra, por isso, os 150+2, explica a diretora pedagógica.

O primeiro evento das comemoração teve “sabor especial” com a inauguração do Edifício Percussão, uma necessidade há muito sentida pela Academia de Música.

Celebrações abrangem diferentes públicos

Comemorações foram pensadas “para diferentes públicos” e para atrair pessoas “que há muito tempo não vinham à academia ou que já foram alunos“, esclarece Alexandra Trindade, que desvenda o que já aconteceu nos festejos.

E o que é que ainda está para vir?

Afluência do público tem sido muito boa“, realça.

No calendário segue-se o Concurso Internacional de Música Paços Premium, que este ano vive a 15ª edição!

Próximo ano letivo já está a ser preparado com afinco desde o início do ano…

Como entrar em contacto com a Academia? Alexandra Trindade dá as dicas…

Alexandra Trindade despede-se da melhor forma: “Uma casa sem música é como uma pessoa sem alma”!

Pode ouvir a entrevista, moderada por Filipe Dias, na íntegra aqui.

Entrevista sobre os 150+2 anos da Tuna Musical Brandoense: 14/06/2022

Leave a Response