Sintonia de Ataque com Jorge Silvério: “Cada jogador tem as suas motivações. O papel do psicólogo é perceber como o jogador funciona”

Sintonia de Ataque com Jorge Silvério: “Cada jogador tem as suas motivações. O papel do psicólogo é perceber como o jogador funciona”

Rodrigo Nunes, Jorge Silvério, António Albuquerque, Joel Santos e Joca no Sintonia de Ataque

A importância da componente psicológica no seio de uma equipa foi o tema principal de mais um Sintonia de Ataque. Psicólogo da Seleção Nacional de Futsal, Jorge Silvério foi convidado para debater sobre estes aspetos. Juntamente com ele, Joel Santos, Rodrigo Nunes, Joca e António Albuquerque formaram o painel de comentadores do Sintonia de Ataque, conduzido por Filipe Dias. O programa radiofónico teve ainda um apontamento sobre o jogo da seleção das quinas, que acabou por perder, por uma bola a zero, diante a Suíça.

Estou há 32 anos a trabalhar na área do desporto

Jorge Silvério, Psicólogo da Seleção Nacional de Futsal, da equipa feminina e masculina, está na área da psicologia no desporto há 32 anos. Na equipa técnica da seleção de futsal, já foi bicampeão europeu e campeão mundial. Aos microfones da Sintonia, o psicólogo falou do seu trajeto profissional e da importância desta área da psicologia para os jogadores.

“Os atletas não vivem isolados”

Jorge Silvério explicou a relação que os atletas estabelecem com a componente psicológica. O psicólogo falou ainda sobre o percurso que a seleção nacional efetuou no campeonato do mundo, em 2021, na qual se consagrou campeã. Deixou ainda uma nota sobre Ricardinho, que este ano abandonou a seleção.

O Feirense teve sempre, em todos os escalões, uma preocupação grande com a psicologia dos jogadores”, referiu Rodrigo Nunes, presidente do Feirense, sobre o papel da psicologia na perfomance dos jogadores.

A psicologia é uma ferramenta de trabalho”, reforçou o psicólogo Jorge Silvério sobre a inclusão do trabalho dos psicólogos no seio de um plantel desportivo.

“Na altura, foi o mote para a subida de divisão”

Rodrigo Nunes contou aos microfones do Sintonia um episódio que demonstra o papel que a parte mental tem na motivação dos jogadores. Um vídeo que recolheu testemunhos das pessoas próximas dos jogadores do Feirense, para ser posteriormente mostrado aos atletas, acabou por ser uma motivação extra para serem atingidos os objetivos definidos.

“Cada gota de suor deve corresponder a um grande pensamento”

Joel Santos, habitual craque dos microfones, recorre ao pensamento de um treinador para retratar a influência da componente psicológica na prestação dos atletas. O humorista relembra ainda a sua passagem pela Naval 1º de Maio, altura em que fez parte da equipa técnica da equipa da Figueira da Foz.

“Cada jogador tem as suas motivações. O papel do Psicólogo é perceber como o jogador funciona”, destaca Jorge Silvério sobre o papel da saúde mental nos atletas.

Joca, craque do microfone, trouxe ao auditório do Sintonia de Ataque exemplos de um passado recente do Futebol Clube do Porto.

Como ganhar usando a cabeça – Um livro da autoria de Jorge Silvério e que representa um guia de treino mental para o futebol. Ora, António Albuquerque, craque do microfone, aproveitou a oportunidade do autor desta obra estar em estúdio, em jeito de brincadeira, para lhe pedir que encaminhe o livro para Fernando Santos.

“Quando vi o 11 não fiquei surpreendido com o resultado”

No término do Sintonia de Ataque foi abordada a prestação de Portugal. Joca mostrou-se insatisfeito com o 11 de Portugal no jogo contra a Suíça. Para o humorista, jogar com Rúben Neves e o Vitinha no meio campo não é solução.

Pode ouvir o Sintonia de Ataque na integra aqui:

Sintonia de Ataque dedicado aos campeonatos profissionais: 13/06/2022