ABTF Betão – Feirense encara 2022 com ambição: “Vamos tentar estar entre os primeiros lugares em todas as provas”

ABTF Betão – Feirense encara 2022 com ambição: “Vamos tentar estar entre os primeiros lugares em todas as provas”

O diretor desportivo da ABTF Betão – Feirense, Joaquim Andrade, desvenda as ambições da equipa para a temporada de 2022 em entrevista à Sintonia. Com oito novos ciclistas em relação à época transata, a equipa volta a apostar num misto de juventude e experiência para “tentar estar entre os primeiros lugares em todas as provas”.

Feirense volta a combinar juventude e experiência em 2022

Joaquim Andrade reconhece que a equipa que vai atacar a temporada de 2022 é maioritariamente nova – à exceção de Venceslau Fernandes e Fábio Oliveira – mas tem fé de que o conjunto fogaceiro tem capacidade para brilhar nas provas deste ano. “É uma equipa que tem um misto, como tem sido habitual, de alguma juventude e alguma experiência. Os ciclistas mais experientes acabam sempre por ajudar nesta transição dos mais jovens. Temos alguns ciclistas com provas dadas e com experiência, capazes de estar entre os melhores nos pontos decisivos da época e temos outros jovens que estou consciente que podem surpreender e ter muitos bons resultados“, afirma o diretor desportivo.

Oito novos corredores integram o coletivo fogaceiro

A Fábio Oliveira e Venceslau Fernandes juntam-se esta temporada André Cardoso, Carlos Ochoa (Filipinas), Francisco Pereira, Ivo Pinheiro, Márcio Barbosa, Micael Isidoro, Miguel Carvalho e Viktor Manakov (Rússia). “Vamos tentar estar entre os primeiros lugares em todas as provas, tentar ter sempre algum homem na discussão de cada prova em que participemos e penso que temos uma equipa equilibrada“, resume o diretor desportivo, que está ciente de que o arranque será mais difícil, dado o número de novos elementos. “Nesta primeira fase temos o trabalho mais difícil, a equipa vai começar a ganhar as suas rotinas e a conhecer-se. Oito dos ciclistas são novos, embora alguns se conhecessem e tenham alguma ligação. Vamos começar quase do zero, mas estou convencido de que, em pouco tempo, vamos colher os frutos da ligação que queremos criar entre eles“, assegura o responsável.

Joaquim Andrade “confiante” numa equipa que lhe dá garantias

E as expectativas para esta temporada? Joaquim Andrade mostra-se “confiante” nos corredores que conseguiu reunir e destaca algumas individualidades do coletivo fogaceiro. “Estou convencido de que na Volta a Portugal André Cardoso chegará a um nível muito bom e estará entre os melhores na montanha. Depois na classificação geral poderá ser um pouco penalizado pelo contrarrelógio, mas vamos ver como será o contrarrelógio também“, diz.

A chegada do corredor russo Viktor Manakov a Santa Maria da Feira também é encarada com entusiasmo. “Já foi por diversas vezes campeão da Europa e, inclusive, campeão do Mundo em pista, mas é um corredor que tem feito também estrada e estou convencido que este ano irá dedicar-se mais à estrada e, dependendo da adaptação que faça, acredito que do meio da época para diante poderá ser um corredor muito importante na equipa e que poderá disputar algumas chegadas ao sprint e que poderá, também, estar entre os melhores nos contrarrelógio“, analisa o diretor desportivo.

Para os ciclistas mais jovens também há boas perspetivas, refere Joaquim Andrade. “Acredito que poderão ter uma grande evolução e que poderão aparecer em algumas provas como os melhores. Poderão também ajudar o André Cardoso nas etapas de montanha a ter um apoio fundamental para que possa estar entre os melhores”, remata.

ABTF Betão é o patrocinador oficial da época do Feirense

Na época 2022, a equipa de ciclismo profissional do Clube Desportivo Feirense conta com o apoio da ABTF Betão e passa a designar-se ABTF Betão – Feirense. “O apoio acaba por ser um prolongamento da época anterior. Houve um interesse mútuo de manter essa ligação e passar a ABTF Betão a ser o parceiro principal da época“, aponta o diretor desportivo.

“Iremos trabalhar para construir um bloco forte”

Da época passada, apenas dois corredores permanecem nas fileiras do Feirense, uma tendência que tem vindo a ser hábito nos últimos anos e que Joaquim Andrade quer contrariar. Nomes como Rafael Silva e Bruno Silva, que na época passada brilharam ao serviço do Feirense, enveredaram por outros rumos esta temporada. “Gostava de manter alguns deles na equip,a para manter esta continuidade, mas tem feito parte do nosso percurso. Quase todos os anos temos perdido os melhores corredores, esperemos entretanto mudar o rumo dessa situação e podermos criar um bloco estável durante alguns anos. Estou convencido que, se tivéssemos conseguido, teríamos agora uma equipa das melhores do país. Iremos trabalhar para construir um bloco forte“, garante Joaquim Andrade.

Parceria com Sport Ciclismo de S. João de Ver continua a dar frutos

A parceria com o Sport Ciclismo S. João de Ver mantém-se e continua a dar frutos, garante o diretor desportivo do Feirense. “Este ano vamos voltar a fazer promoção desses ciclistas. Temos um ciclista jovem que vai fazer a sua primeira época integrado numa equipa jovem, o Miguel Carvalho. Temos tirado partido desta parceria e o Sport Ciclismo de S. João de Ver também. É um incentivo para as duas partes“, considera.

Prova de abertura agendada para 13 de fevereiro

A prova de abertura da época está agendada para 13 de fevereiro e acontece na região de Aveiro. “Ainda não é conhecido o percurso ao detalhe, mas penso que a chegada será na Torreira. Esperemos poder contar, nessa altura, com a presença de pública, mas vai depender da situação da pandemia“, afirma Joaquim Andrade aos microfones da Sintonia.

A ABTF Betão – Feirense prevê realizar a apresentação oficial da equipa de 2022 antes da prova de abertura, entre a primeira e a segunda semana de fevereiro, aguardando, por isso, a evolução do contexto da pandemia da Covid-19.

Foto: João Fonseca/ Volta ao Algarve 2021