Festa das Fogaceiras volta a contar com 31 meninas em representação das freguesias do concelho

Festa das Fogaceiras volta a contar com 31 meninas em representação das freguesias do concelho

O município ainda equacionou a possibilidade de quatro meninas representarem cada freguesia do concelho, mas acabou por adotar a fórmula que utilizou na celebração no ano passado. A Festa das Fogaceiras volta, em 2022, a contar com 31 meninas fogaceiras, devido à pandemia da Covid-19.

O atual contexto pandémico e a lotação limitada da Igreja Matriz esteve na base da decisão da Câmara Municipal de selecionar apenas uma menina fogaceira em representação de cada uma das 31 freguesias do concelho e não quatro meninas por freguesia como inicialmente previsto”, explica o município, apontando que a seleção teve por base a inscrição de cada menina.

Hoje, tal como no passado, o cumprimento do voto a S. Sebastião reveste-se de uma enorme importância e, por isso, a tradição cumpre-se, mas com um número muito reduzido de participantes, acautelando todas as recomendações da DGS e respeitando as medidas impostas pelo Governo“, refere ainda a Câmara Municipal.

Emídio Sousa, em declarações à Sintonia, destaca que a celebração está a ser preparada com várias restrições, quer no número de meninas fogaceiras, quer no número de convidados. “O cortejo da Câmara para a Igreja será feito, estamos a reduzir o número de meninas em relação ao habitual, também estamos a diminuir o número de convidados da Câmara e da Igreja em relação ao habitual, mas vamos fazer a Festa das Fogaceiras“, assegurou o autarca.

Emídio Sousa recordou, ainda, a edição de 2021, altura em que o concelho e o país viviam uma “situação muito complexa” no que toca à pandemia. “É um ano de má memória, estávamos com um número muito elevado de pessoas nos hospitais, as pessoas lembram-se das filas das ambulâncias, os hospitais estavam já a trabalhar além do nível da capacidade. No ano passado, a situação era muito complexa, este ano julgamos que é possível melhorar um bocadinho, embora mantendo os cuidados e o número mais reduzido de pessoas“, apontou.

A Festa das Fogaceiras é a mais antiga e simbólica festividade religiosa do concelho de Santa Maria da Feira, sendo também celebrada além-fronteiras – no Brasil, na Venezuela e na África do Sul – pelas comunidades portuguesas. Com mais de cinco séculos, esta antiga tradição revive, a 20 de janeiro, o voto feito pela comunidade ao mártir S. Sebastião, para que livrasse a região da peste.