Santa Maria da Feira com mais de 2.000 casos de Covid-19. PS propõe centros de testagem móveis no concelho

Santa Maria da Feira com mais de 2.000 casos de Covid-19. PS propõe centros de testagem móveis no concelho

A informação foi divulgada há instantes na reunião de Câmara por Emídio Sousa. O presidente do município aponta que, apesar da escalada no contágio, o número de internamentos no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga “são muito inferiores”. A 30 de janeiro estavam internadas nesta unidade hospitalar 28 pessoas, 10 de Santa Maria da Feira. Quatro doentes, não oriundos do concelho, estavam na Unidade de Cuidados Intensivos.

Na reunião de Câmara, realizada por videoconferência para prevenir contágios, Emídio Sousa fez o habitual ponto de situação da pandemia, indicando que o concelho regista 2060 pessoas com Covid-19, o que resulta numa média de incidência cumulativa de “1715 casos por 100 mil habitantes“.

Há duas semanas estávamos na casa dos 700 e pelos números percebemos que houve um disparar do número de contágios“, refletiu o autarca. Contudo, o CHEDV, a 30 de dezembro, registava 28 pessoas internadas, quatro em cuidados intensivos. O presidente da Câmara retira conclusões dos números: “Hoje estamos com maior número de pessoas positivas do que no ano passado, mas em termos de cuidados hospitalares os números são muito inferiores“, destacou, apontando a “vacinação está a produzir efeitos“.

O edil lembrou, ainda, a “pressão tremenda no final de janeiro do ano passado” nos serviços de saúde para realçar que “aparentemente as coisas estão melhores este ano“.

PS propõe centros de testagem móveis no concelho

No Período Antes da Ordem do Dia, o vereador do PS, Márcio Correia, sugeriu a criação de centros de testagem móveis pelo concelho de Santa Maria da Feira, em parceria com um laboratório. A recomendação, contextualizou, surge numa altura em que a situação pandémica se tem agravado no que toca ao número de contágios. Na sua intervenção, Márcio Correia apontou para as previsões dos especialistas, que anteveem um grande aumento de casos positivos entre 20 e 24 de janeiro.

No entender do socialista, estes centros de testagem seriam cruciais para “uma resposta pronta e rápida” do município, permitindo conter o vírus e quebrar as cadeias de transmissão. Márcio Correia alertou ainda que tem verificado, em muitas farmácias do concelho, alguma dificuldade em dar resposta à procura.

*Atualização 15h30

Em resposta, Emídio Sousa apontou que a Câmara já está a estudar, com o Centro Médico da Praça, um ponto de testagem móvel. A localização ainda está a ser equacionada, mas o equipamento poderá ficar instalado no Europarque.

Foto: DR