Aos 82 anos, bailarina fundadora do Ballet Contemporâneo do Norte integra espetáculo de dança no Cineteatro

Aos 82 anos, bailarina fundadora do Ballet Contemporâneo do Norte integra espetáculo de dança no Cineteatro

A bailarina e coreógrafa Elisa Worm, de 82 anos, fundadora do Ballet Contemporâneo do Norte (BCN), vai participar no espetáculo de dança “Iniciação”, que estreia no palco do Cineteatro António Lamoso, no dia 2 de outubro, às 22h00, para assinalar os 25 anos da companhia, sediada em Santa Maria da Feira desde 2007.  O espetáculo insere-se na programação do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão.

No espetáculo “Iniciação”, Elisa Worm vai juntar-se a um grupo de colaboradores assíduos que fazem parte da história da companhia. A bailarina e coreógrafa manteve-se em residência durante todo o processo de criação, protagonizando uma reflexão sobre as origens do BCN e os processos de transmissão de práticas e de valores.

“Iniciação” propõe revisitar a génese do Ballet Contemporâneo do Norte, a sua missão e os profissionais que assistiram à sua construção. O título remete, simultaneamente, para as práticas ritualísticas do início e/ou da passagem, mas também para os processos pedagógicos de transmissão introdutória de conhecimento. Mais do que catalogar, antologicamente, 25 anos de produção, o espetáculo pretende (re)pensar o futuro da companhia através da (re)ativação da memória do seu impulso e das suas paixões iniciais.

Protagonizado pela fundadora da companhia, nascida em 1939, “Iniciação” investe num território nostálgico e sensível, mas também paradoxal, fazendo coabitar objetos documentais e poéticos, discursos reais e ficcionados, e aglutinando passado e futuro numa dramaturgia paralela e perpendicular ao tempo presentificado no palco.

O BCN é uma companhia de dança com 25 anos de trabalho reconhecido no contexto da dança contemporânea portuguesa. A companhia foi fundada por Elisa Worm, em 1995, em Estarreja, onde permaneceu e desenvolveu trabalho artístico durante vários anos. Em 2007, mudou-se para Santa Maria da Feira, onde tem desenvolvido o seu programa artístico, com direção de Susana Otero desde 2011.

Desde então, o BCN tem apostado num projeto geral de descentralização da produção cultural, para além de um trabalho preponderante de criação e formação de públicos, através do Serviço Educativo que é prestado à comunidade jovem do Município.

A companhia tem apresentado espetáculos dirigidos por coreógrafos de renome nacional e internacional, e apresentado o seu trabalho por todo o país, mas também em França, Brasil, México, Espanha, Finlândia, Suécia e Alemanha. O BCN é financiado pela Direcção-Geral das Artes e apoiado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

O espetáculo comemorativo dos 25 anos do BCN integra a programação do último quadrimestre do Cineteatro António Lamoso – disponível em www.cineteatro.cm-feira.pt – que, até dezembro, propõe uma intensa e contínua reflexão em torno da intimidade e das atuais práticas de relacionamento.

As propostas calendarizadas refletem o equilíbrio entre diferentes disciplinas artísticas – música, teatro, dança e circo contemporâneo – e reservam espaço para artistas nacionais e internacionais, valores conceituados e emergentes, estruturas artísticas locais e formação, em estreita ligação com o ICC – Imaginarius Centro de Criação.