Santa Maria da Feira “no verde”. Há 50 casos de Covid-19, mas evolução da pandemia noutros pontos do país preocupa

Santa Maria da Feira “no verde”. Há 50 casos de Covid-19, mas evolução da pandemia noutros pontos do país preocupa

Números são favoráveis, mas o presidente da Câmara alerta que a evolução da pandemia em outros territórios, como Lisboa, Porto e Gaia, e a presença da variante delta devem inspirar máxima preocupação. “Nada nos garante que os números não aumentem nas próximas semanas”, referiu Emídio Sousa, apontando que a solução passa por “vacinação máxima e o mais acelerada possível” mantendo, simultaneamente, “a guarda firme”.

No habitual ponto de situação sobre a pandemia da Covid-19, realizado esta manhã na Assembleia Municipal – sessão que decorre por videoconferência, Emídio Sousa denotou que o concelho está “com números muito bons”. De acordo com dados referentes a esta quarta-feira, há 50 casos ativos no território. “Estamos no verde”, refere o autarca, destacando, contudo, que não deixa de “estar muito preocupado” com a evolução da pandemia noutras zonas do país. “Nada nos garante que os números não aumentem”, alertou, apontando que a solução passa por “vacinação máxima e o mais acelerada possível” mantendo, ao mesmo tempo, “a guarda firme”.

No Hospital S. Sebastião, o número de internados é positivo. Há sete pessoas infetadas a necessitar de cuidados hospitalares, sendo que duas são de Santa Maria da Feira. Apenas um paciente está na unidade de cuidados intensivos.

A vacinação no Europarque mantém-se em velocidade cruzeiro, com cerca de 1500 a 1600 a serem vacinadas por dia. Há 70 mil feirense já com uma dose da vacina e perto de 40 mil com a inoculação total. O município estima que faltem 250 mil inoculações (dado que há vacinas que necessitam de duas doses) para que sejam vacinados todos os feirenses. “Se tudo correr bem, até ao final de agosto, teremos toda a população vacinada”, concluiu.