Amor Pequenino: Um projeto assente em amor nasce em Rio Meão para “que a criança seja feliz”

Amor Pequenino: Um projeto assente em amor nasce em Rio Meão para “que a criança seja feliz”

Cláudia Sousa e Cláudia Melo, da Associação Amor Pequenino, nos estúdios da Rádio Sintonia

O Amor Pequenino – um projeto ‘bebé’ mas que é já uma enorme paixão – oferece um modelo educativo que assenta, explica Cláudia Sousa, “no respeito pela individualidade da criança” e na lógica de a “capacitar” para que tenha um crescimento “pleno” e seja, sobretudo, feliz. O projeto nasceu este ano em Rio Meão, disponibiliza vários ateliers e baseia a sua filosofia na pedagogia Montessori.

A Associação Amor Pequenino nasceu a 11 de março deste ano, em Rio Meão, pelas mãos de Cláudia Sousa e Tiago Afonso. São pais de duas crianças – o Francisco e o Salvador – e decidiram criar este projeto, assente na filosofia de Montessori, para colmatar uma lacuna que dizem existir no sistema educativo português.

Cláudia Sousa, com formação em fisioterapia, medicina tradicional chinesa e formação complementar de música no Conservatório de Música do Porto, descobriu o método Montessori quando foi mãe. “Comecei a estudar Montessori no sentido de os conseguir suportar no seu desenvolvimento e sou completamente apaixonada pela metodologia“, desvenda aos microfones da Sintonia. Na hora de procurar uma escola para Francisco (o filho mais velho), Cláudia diz que nenhuma satisfazia completamente as suas necessidades. Daí nasceu o ‘Amor Pequenino’, que conta ainda com Cláudia Melo, formada em Educação.

Em Portugal, a criança não está no centro do processo educativo, não é ouvida e não é seguida. Acreditamos que todas as crianças nascem com um potencial enorme para se conseguirem desenvolver, só que o adulto, a maior parte das vezes, o que faz é castrar esse potencial em vez de permitir que se desenvolva“, explica Cláudia Sousa, aos microfones da Sintonia.

O projeto surge, diz a responsável, para dar uma resposta que quase não existe na região. Existem algumas escolas Montessori no Porto e, este ano, abriu em Aveiro uma associação que funciona nos moldes a que se propõe trabalhar o Amor Pequenino, ou seja, à base de ateliers. O sonho, diz Cláudia Sousa, é que o Amor Pequenino se possa transformar numa escola mas, para já, o modelo assenta em vários ateliers.

O espaço do Amor Pequenino, em Rio Meão, está a ser construído aos poucos e contará, entre outras valências, com uma horta e uma quinta pedagógica onde as crianças poderão ter contacto direto com a natureza e animais. Haverão ainda vários ateliers, como o atelier Montessori, culinária, ioga, mindfulness, capoeira e outras atividades ao ar livre. As inscrições estão abertas e o objetivo é arrancar em setembro. Já há várias inscrições, diz Cláudia Melo, que aponta que “os pais procuram algo mais humanista e respeitoso para os filhos” nos dias de hoje.

Há ainda outras valências no Amor Pequenino e que deverão avançar num horizonte mais distante, como a Clínica, que disponibilizará várias especialidades médicas, incluindo especialidades de medicina tradicional, mas também de medicina não convencional. É também objetivo do Amor Pequenino apostar na área da formação, com workshops e cursos ligados à parentalidade.

A Sintonia sentou-se com Cláudia Sousa e Cláudia Melo que, em entrevista, explicam como surgiu o projeto e a que se propõe. Podem ouvir a entrevista na íntegra aqui. Para mais informações sobre o Amor Pequenino visite o site.

Entrevista Amor Pequenino – Parte 1
Entrevista Amor Pequenino – Parte 2