Museu de Lamas inaugura exposição que desafia visitantes a refletir sobre os problemas do mundo atual

O Museu de Lamas inaugura este sábado, às 16h00, a exposição “O Tempo Antes do Fim do Tempo”, uma mostra integrada no ciclo Basqueirart que convida os visitantes a refletirem sobre alguns dos maiores desafios da atualidade, através de imagens de forte impacto visual.
A exposição resulta de uma parceria entre o Museu de Lamas, a associação Basqueiro e a Agence France-Presse (AFP), reunindo fotografias captadas por fotojornalistas da mais antiga agência de notícias do mundo. Entre os temas abordados estão as alterações climáticas, as migrações, os conflitos internacionais, as tensões nucleares e a crise da habitação.
Em entrevista à Sintonia, a diretora do Museu de Lamas, Susana Ferreira, destacou a relevância da mostra e o impacto que pretende provocar junto do público.
A emblemática “sala da cortiça” volta a transformar-se para acolher esta experiência imersiva, complementada por uma projeção vídeo inédita de Ana Deus, vocalista da banda Três Tristes Tigres. Desde 2021, este espaço tem recebido várias exposições integradas no festival Basqueiral e no ciclo Basqueirart, afirmando-se como um local de experimentação artística e reflexão crítica.
Nos últimos anos, passaram pelo Museu de Lamas exposições como “Living Among What’s Left Behind”, “A Rota do Mediterrâneo”, “A Sociedade do Cansaço” e “Danos Colaterais”. Segundo Susana Ferreira, este percurso reforça o papel do museu enquanto espaço de questionamento e diálogo sobre os desafios do mundo contemporâneo.
Este ano, o festival Basqueiral celebra o seu décimo aniversário a 19 e 20 de junho e tem desempenhado um importante papel na aproximação de novos públicos ao Museu de Lamas.
A exposição “O Tempo Antes do Fim do Tempo” estará patente até 30 de agosto, podendo ser visitada diariamente entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30.










