939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Terça-feira, Fevereiro 3, 2026
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Troféu das Fogaceiras fica em casa: Feira Viva reconquista título de campeã

83visualizações

A nadar em casa a Feira Viva Natação Adaptada revalidou o título de “campeã” do Troféu das Fogaceiras e conquistou o primeiro lugar da maior edição de sempre do torneio feirense. Numa edição onde nove recordes nacionais foram ainda batidos, seis têm assinatura da equipa de Santa Maria da Feira.

De regresso para a XIª edição, o Troféu das Fogaceiras, realizado no passado domingo, 01 de fevereiro, culminou na vitória da equipa anfitriã. Nas águas do HMC Sports – Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira, a Feira Viva Natação Adaptada somou um total de 598 pontos, tendo ficado à frente da ADADA, com 430 pontos, e Sporting Clube de Aveiro, que fechou o pódio com 308 pontos.

Numa edição histórica que juntou 17 equipas e um recorde de participantes, 142 nadadores, a Feira Viva Natação Adaptada conquistou ainda seis recordes nacionais. Rodrigo Patrício (S14) foi a figura de maior destaque, tendo sido responsável por apontar duas novas marcas aos 200m Costas (2:37.61) e 200m Costas (5:27.16). Samuel Duarte (S14) estabeleceu a nova marca nacional aos 400m Livres com um tempo de 4:37.35 e Carolina Silva (S3) fixou um novo tempo nacional aos 50m Livres (2:11.36).

Nas estafetas a equipa de Santa Maria da Feira voltou a brilhar ao mais alto nível tendo batido mais dois recordes nacionais aos 4x100m Livres (6:35.54) com os atletas Filipa Reis, Diogo Gomes, Adriana Reis e Tomas Santos e aos 4x50m Estilos (3:15.92) com a assinatura dos nadadores Raquel Monteiro, Samuel Duarte, Rodrigo Patrício e Gabriela Tavares.

“Foco e determinação”, as chaves do sucesso

Para Carla Cardoso, treinadora da Feira Viva Natação Adaptada, a vitória no Troféu das Fogaceiras foi um importante sinal do bom trabalho que a equipa tem vindo a desenvolver. “Foi um torneio competitivo, pautado pela seriedade de todos os participantes, o que nos permitiu estar ao mais alto nível e ter um desempenho muito interessante. Estamos de parabéns!”.

Um torneio bem disputado dentro e fora de água, realça a treinadora: “Sentimos também um forte apoio vindo da bancada ao longo de todo o dia e isso foi fundamental para o resultado final”. Em estreia absoluta na vertente competitiva, Carla Cardoso destaca ainda a introdução de cinco novos atletas: “É um marco muito importante não só para eles, mas também para o desenvolvimento da própria equipa”.

Para o diretor-geral da Feira Viva Cultura e Desporto, Paulo Sérgio Pais, o foco e a determinação da equipa foram determinantes: “Foi uma grande festa do desporto adaptado, com a nossa equipa, em casa, a afirmar a sua constante superação, envolvida por um ambiente fantástico criado pelas famílias”.

A XIª edição do Troféu das Fogaceiras contou com 142 atletas de 17 clubes e, para além dos seis recordes nacionais batidos pela equipa de Santa Maria da Feira, foram batidos mais 3 recordes nacionais: dois do FC Porto e um da Escola Carregal do Sal.

Leave a Response