939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeDesportoDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

Juventude de Fiães sobe à III Divisão Nacional: “É um feito muito importante”

10visualizações

A Associação Juventude de Fiães soube esta terça-feira que na próxima época vai disputar o Campeonato Nacional da III Divisão. A decisão “peca por tardia”, afirma o presidente da coletividade, João Cadete, mas traduz-se num “feito muito importante” para o emblema, que quer agora estabilizar-se nas competições nacionais.

A subida de divisão é a cereja no topo do bolo depois de uma época em que a Juventude de Fiães se sagrou campeã do Campeonato Grande Hotel Luso. A Federação Portuguesa de Futebol endereçou ontem o convite ao emblema fianense para competir, na próxima temporada, na III Divisão do Campeonato Nacional. “É um feito muito importante, era um dos objetivos da época 2021/2022. Finalmente podemos afirmar que terminou a época. É uma decisão que peca por tardia, mas tudo correu pelo melhor e conseguimos esse objetivo, aliado à conquista do campeonato distrital de Aveiro“, reagiu João Cadete aos microfones da Sintonia.

O clube efetua a subida de divisão por via administrativa e graças ao desempenho na Taça Nacional. “Os campeonatos foram reformulados. Até à época anterior, o campeão distrital subia diretamente, mas agora criaram uma taça nacional com os campeões de todos os distritos para a classificação para o Campeonato Nacional da III Divisão. Na Taça, sobem diretamente os primeiros classificados e os melhores segundos. Em cinco melhores segundos, subiram quatro diretos e nós fomos o quinto melhor segundo”, explicou o presidente do emblema fianense. “Sabíamos que havendo uma equipa que não cumprisse os requisitos para a próxima época nos nacionais, éramos nós a subir e foi o que aconteceu”, acrescentou.

O clube está preparado para competir na III Divisão Nacional, garante João Cadete. “Aquando do término da época anterior, preparámos a equipa para o Campeonato Nacional da III Divisão e o nosso objetivo, com este passo, é estabilizar o clube nos campeonatos nacionais, quer a nível desportivo quer a nível estrutural, financeiro e logístico“, realça. Ao leme da equipa estará o técnico Rui Gomes, auxiliado pelo treinador de guarda-redes Hugo Correia. O emblema tem anunciado, nos últimos dias, algumas contratações e renovações para a próxima temporada.

“Acho que os fianenses queriam todos ver a sua equipa de futsal jogar no Campeonato Nacional na cidade”

A falta de um espaço para treinar e jogar na cidade de Fiães continua a ser um handicap para a coletividade, reconhece João Cadete. “É uma situação que nos tem afetado e muito. Já não é do meu tempo enquanto presidente, já é uma coisa que andamos a batalhar há muito tempo“, afirma, recordando que na temporada transata o emblema treinou e jogou em Santa Maria de Lamas e Gião. O dirigente acredita, contudo, que uma solução poderá estar para breve. “Torna-se complicado andar tantos anos com a casa às costas e com estes resultados desportivos penso que já merecíamos. Quero querer que está para breve estabelecer-nos na nossa cidade, porque só assim é que faz sentido. Acho que os fianenses queriam todos ver a sua equipa de futsal jogar no Campeonato Nacional na cidade“, concluiu.

Foto: DR/Associação Juventude de Fiães

Leave a Response