939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeDestaquesNotíciasRegistosSociedade

Pré-escolar: a importância das emoções e da literacia emergente em sessão online

19visualizações

Não se trata de ensinar as crianças a ler e a escrever no pré-escolar, mas há competências fundamentais no domínio da literacia emergente e das emoções que podem ditar uma aprendizagem de sucesso logo nos primeiros anos do ensino básico. Este será o ponto de partida para uma sessão online, agendada para 4 de fevereiro, às 18h30, através da plataforma Zoom, que pretende abrir o diálogo sobre o tema a toda comunidade.

O webinar “À janela do sótão das competências socioemocionais e da literacia” é uma iniciativa do Município de Santa Maria da Feira, em parceria com a Federação das Associações de Pais do Concelho de Santa Maria da Feira (FapFeira) e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, no âmbito do projeto “O Crescer do Ler e Ser”. As inscrições encontram-se abertas até 3 de fevereiro, através do link www.cm-feira.pt/a-janela-do-sotao.

Com esta sessão, dinamizada por Teresa Barreiros Leal, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, pretende-se alargar a toda a comunidade o diálogo sobre a importância do desenvolvimento de competências de literacia emergente e socioemocionais no pré-escolar.

Esta é mais uma iniciativa integrada no projeto de promoção do sucesso escolar “O Crescer do Ler e Ser”, dirigido a alunos finalistas do pré-escolar do concelho de Santa Maria da Feira, que abrange toda a comunidade educativa – crianças, educadores e pais –, visando promover competências e prevenir dificuldades de aprendizagem, através de práticas mais eficazes.

No domínio da literacia emergente, o projeto tem como base de intervenção a metodologia “Response to Intervention”, um modelo multinível que implica a implementação de níveis de intervenção, progressivamente mais seletivos e diferenciados, face às necessidades dos alunos ao longo de todo o ano letivo.

No domínio socioemocional, o projeto inclui um programa de seis módulos, desenhados em colaboração com a equipa de Saúde Escolar do ACeS Feira/Arouca, centrados no desenvolvimento de competências sociais e emocionais, bem como em temáticas de saúde.

A concretização dos seis módulos de trabalho contempla a divulgação de episódios da minissérie infantil “À Janela do Sotão”, que ilustram as diferentes temáticas trabalhadas, para além de outros conteúdos educativos assentes nas orientações curriculares para o pré-escolar.

Leave a Response