939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Outubro 22, 2026
AtualidadeCulturaDesportoDestaquesNotíciasRegistosSociedade

Rio Meão mobiliza comunidade com cultura, desporto e ciência

22visualizações

Entre os dias 5 e 11 de outubro, a freguesia de Rio Meão transformou-se num palco vibrante de dinamismo associativo, cultura, formação e desporto. A semana ficou marcada por uma agenda preenchida que cruzou o conhecimento técnico das artes do espetáculo, o teatro infantil para as famílias, a consagração de um campeão distrital de futebol e uma formação ornitológica de projeção internacional.

As iniciativas dividiram-se entre a programação do projeto M.A.L.T.A. (Memória, Ação, Legado, Território e Arte) — inserido no âmbito do Cultura Capital 2026 — e o trabalho autónomo do ecossistema associativo local.

Formação revela os bastidores das artes do espetáculo

Nos dias 8 e 10 de outubro, as instalações da Academia de Música e Artes de Rio Meão (AMAR) acolheram mais uma edição da rubrica “Literacias”, subordinada ao tema das Artes do Espetáculo. A formação foi conduzida por Patrícia Pires, profissional de referência na área da produção cultural.

A iniciativa abordou o planeamento, a organização de recursos, o enquadramento legal, a criação de dossiês artísticos e a promoção de projetos. Em foco esteve o trabalho invisível de produtores, técnicos, programadores e comunicadores. “Queremos que M.A.L.T.A. seja também um espaço de aprendizagem e capacitação. Muitas vezes, quando assistimos a um espetáculo, vemos apenas o resultado final e esquecemo-nos de tudo o que foi necessário para o tornar possível. Esta formação permitiu olhar para a cultura de forma mais completa“, refere Filipe Dias, presidente da Junta de Freguesia de Rio Meão.

Teatro infantil leva mensagem de inclusão ao salão nobre

A vertente artística virada para os mais novos regressou no domingo, 11 de outubro, ao Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio Meão, integrado no Ciclo de Teatro Infantil do projeto M.A.L.T.A..

A companhia Nuvens de Sonho apresentou a peça A, B, C, D de Diferente, perante uma sala cheia de crianças e famílias. Através do humor e da interação, o espetáculo abordou temáticas como a empatia, a aceitação do outro, a inclusão e o respeito pelas diferenças.

Ornitologia: projeto nascido em Rio Meão transmuta-se em modelo internacional

A semana começou a 5 de outubro com a realização da iniciativa «Juiz por um Dia», promovida pelo Clube Ornitológico de Rio Meão no Pavilhão das Coletividades. O evento, que combina teoria e prática, permitiu aos entusiastas do setor experienciarem o papel de avaliador sob a orientação de especialistas nacionais e internacionais. Durante a manhã, os trabalhos focaram-se na área da cor e, à tarde, nos critérios de porte das aves em competição.

Sob a liderança de Cândido Tiago, o Clube Ornitológico de Rio Meão tem aliado a vertente competitiva à sensibilização para a proteção ambiental e bem-estar animal. O projeto, reconhecido pelo Colégio Nacional de Juízes, transcendeu as fronteiras da freguesia, inspirando modelos semelhantes dentro e fora da Europa e motivando participantes a ingressarem na carreira de juízes ornitológicos.

CCD Nadais conquista Supertaça Distrital INATEL

No âmbito desportivo, o Estádio Padre Joaquim Sousa Lamas serviu de palco, no sábado, 10 de outubro, à final da Supertaça Distrital INATEL, que colocou frente a frente duas equipas do concelho de Santa Maria da Feira: o CCD Nadais e o ACD Lavandeira.

Após um empate sem golos (0-0) no tempo regulamentar, a partida foi decidida no desempate por grandes penalidades, com o CCD Nadais a fixar o resultado em 3-0 e a erguer o troféu.

Para a autarquia local, o balanço da semana reflete a capacidade de atração e organização da freguesia. “Temos um projeto cultural como M.A.L.T.A., que continua a crescer e a criar novas oportunidades, mas temos também associações com uma dinâmica extraordinária, capazes de desenvolver projetos reconhecidos nacional e internacionalmente. Esta é uma freguesia que não espera que as coisas aconteçam: tem pessoas que trabalham todos os dias para as fazer acontecer“, aponta Filipe Dias.

A agenda cultural de Rio Meão e as próximas iniciativas do projeto M.A.L.T.A., que decorre até ao final de dezembro de 2026, continuam disponíveis para consulta nos canais oficiais da Junta de Freguesia.

Leave a Response