939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Novembro 22, 2024
AtualidadeDestaquesNotíciasRegistosSociedade

Santa Maria da Feira contabiliza mais de 900 casos de Covid-19. “Estamos numa situação muito difícil”

9visualizações

O número de internamentos não acompanha, para já, o aumento do número de casos ativos de Covid-19 em Santa Maria da Feira, afirma o presidente do Município. Há 24 pessoas internadas no Hospital S. Sebastião, duas das quais em Unidade de Cuidados Intensivos. Seis feirenses estão hospitalizados.

Nós estamos, de facto, numa situação muito difícil“. É assim que o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira classifica a situação pandémica no concelho, com o território a ultrapassar a barreira dos 900 casos ativos de Covid-19. “Neste momento temos 737 casos por 100 mil habitantes, é um número muito elevado para o nosso território, estamos com números muitos altos“, referiu Emídio Sousa na sessão da Assembleia Municipal que decorreu esta terça-feira à noite, no habitual ponto de situação sobre a pandemia.

Apesar do aumento do número de casos ativos, o Hospital S. Sebastião não regista, para já, um aumento no número de internamentos, mas o autarca ressalva que a pressão sobre esta unidade hospitalar pode aumentar nos próximos dias. “Em termos de internamentos a situação está ligeiramente melhor, mas nada nos garante que não possa vir a existir um aumento nos próximos dias porque, normalmente, o impacto nos internamentos só se sente passado uma semana ou duas do aumento dos casos“, explicou Emídio Sousa.

Ao todo há 24 pessoas com necessidade de cuidados hospitalares e duas estão na Unidade de Cuidados Intensivos. Seis são de Santa Maria da Feira. Os números, comparou o presidente da Câmara, são melhores dos que os registados na semana anterior. “Só para terem uma ideia da evolução, no dia 20 de dezembro tínhamos 32 pessoas internadas e quatro em Unidade de Cuidados Intensivos. Em termos de cuidados hospitalares as coisas estão melhores, mas em termos de positividade a situação está mais difícil“, disse.

Questionado pelo deputado da Iniciativa Liberal, Carlos Martins, sobre a eventual criação de postos de testagem no concelho, à semelhança do que tem acontecido noutros municípios, o autarca lembrou vários locais onde é possível realizar testes no concelho e apontou que, no início do próximo ano, um privado deverá abrir um novo centro de testes gratuito. “O privado neste momento está disposto e vai avançar com outro centro de testagem gratuito no início de janeiro. Está a preparar as equipas, porque agora é muito difícil recrutar recursos humanos, mas no início de janeiro teremos o novo centro de testagem gratuito além destes que já estão em vários pontos do território”, acrescentou Emídio Sousa.

Foto: Direitos Reservados


Leave a Response