939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Novembro 22, 2024
AtualidadeDestaquesNotíciasRegistosSociedade

Homem identificado por caça com recurso a meio não autorizado em Sanguedo

9visualizações

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santa Maria da Feira identificou no passado sábado, dia 6 de novembro, um homem de 64 anos por uso de mecanismo de caça não autorizado na freguesia de Sanguedo.

No decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório para prevenção e deteção de situações ilícitas, os elementos do NPA detetaram dois mecanismos de caça, com recurso a meio não autorizado (armadilha), bem como duas gaiolas com alçapão, contendo no seu interior duas aves (pintassilgos). Ainda no mesmo local encontravam-se duas gaiolas com dois chamarizes (Serinus serinus), usados para atrair outras aves.

No decorrer desta ação, foi ainda fiscalizado um anexo onde o suspeito tinha em cativeiro um pintassilgo acabado de capturar.

As aves foram recolhidas e entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para restituição ao habitat natural.

No decorrer da ação da ação foram ainda apreendidas as duas gaiolas de alçapão.

O suspeito assumiu a propriedade dos mecanismos de caça, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.

A Guarda relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Leave a Response