939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Novembro 22, 2024
AtualidadeDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosSociedade

Rosto Solidário: “Nestes tempos de enormes desafios faz sentido olharmos com paixão para as coisas”

8visualizações
Paulo Costa, coordenador geral da Rosto Solidário, nos estúdios da Sintonia

A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Rosto Solidário, com sede em Santa Maria da Feira, tem em curso dois novos projetos de educação para adultos – E-CRAFTS e ACT FOR INCLUSION – LIFE IN THEATER. Em entrevista, o coordenador geral, Paulo Costa, fala sobre estes dois projetos que pretendem reforçar uma estratégia mais inclusiva e transversal da Rosto Solidário, mas não só.

O responsável aborda também a crise humanitária vivida em Cabo Delgado, Moçambique, e o trabalho que a Rosto Solidário tem vindo a desenvolver neste território. Recentemente, e em parceria com várias entidades, enviou 1,5 toneladas de bens (higiene, saúde e vestuário) para Cabo Delgado.

Na entrevista, Paulo Costa faz ainda o balanço do trabalho desenvolvido pela Rosto Solidário no Apoio à Família em tempo de confinamento. Entre março de 2020 e março de 2021, a ONGD atribuiu 1035 cabazes alimentares, prestou 327 apoios em vestuário e têxtil-lar e facultou 162 apoios a agregados familiares em mobiliários, eletrodomésticos e ajudas técnicas.

Na entrevista, Paulo Costa salientou que, “em tempos de enormes desafios, faz sentido olharmos com paixão para as coisas. Anunciar a paixão de Cristo, como os Passionistas o fazem todos os dias, é tirar as pessoas desses problemas que as oprimem, que as não deixam ser humanas e que as não deixam ser aquilo que poderiam ser. Estamos a falar da pobreza, dos radicalismos, de dar espaços às pessoas para, através da criatividade, através da cidadania, elas serem mais pessoas, mais plenas, e não apenas bons funcionários, boas produtoras de alguma coisa, mas, acima de tudo, pessoas, pessoas que se realizem na sua comunidade e fazendo os outros felizes. E isso começa no contexto familiar e esse é o grande desafio – como é que fazemos os outros, com quem vivemos, mais pessoas, mais felizes e mais capazes de transformar o mundo numa casa melhor“.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista com Paulo Costa, coordenador geral da Rosto Solidário

Leave a Response