7ª edição do Mosaico Social já arrancou e reflete sobre ‘cuidar do presente a pensar no futuro’
Foi no grande auditório do Europarque que se iniciou, na tarde desta quarta-feira, 30 de junho, o VII Mosaico Social de Santa Maria da Feira, enquadrado com a reunião mensal do Conselho Local de Ação Social (CLAS). O mote desta edição é “Cuidar do presente a pensar no nosso futuro” e conta com um programa que se prolonga durante sensivelmente um ano, até 18 de junho de 2022, com iniciativas presenciais e online.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e também presidente do CLAS, Emídio Sousa, enalteceu o trabalho essencial da Rede Social concelhia que “se mobilizou de forma extraordinária, aproximando-se das pessoas e das organizações, encontrando soluções para minorar os problemas locais, através de uma intervenção integrada, multidimensional e articulada entre todos os parceiros que conseguiram dar uma resposta célere e eficaz às necessidades da nossa população”.
O autarca definiu ainda esta edição do Mosaico Social como um “espaço de homenagem a todos os que cuidaram, um momento para lembrar os que partiram e para refletir sobre novas estratégias de atuação”, mas também “um momento para valorizarmos uma vasta equipa de pessoas e instituições que estiveram à altura de tão grande e difícil desafio, a pandemia que nos assolou”.
O início do VII Mosaico Social ficou ainda marcado pela apresentação do projeto TransformArte – Rede d’Arte Comunitária, que assume a arte como catalisadora do desenvolvimento pessoal e social, pela apresentação do programa completo desta edição e pela mesa-redonda subordinada ao tema “O desenho de uma Carta de Compromisso para o desenvolvimento sustentável em Santa Maria da Feira”.
Nesta mesa-redonda destacaram-se as intervenções do Professor Francisco Ferreira, docente da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, e do Professor Rogério Roque Amaro, Professor Associado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa que salientaram a importância do desenvolvimento sustentável na organização e funcionamento das comunidades, lançando um desafio a todos os parceiros da Rede Social concelhia: no quadriénio 2022-2025, mais do que um Plano de Desenvolvimento Social, pensar e elaborar um Plano de Desenvolvimento Sustentável para o concelho.
O próximo momento do VII Mosaico Social acontece já nos dias 7 e 14 de julho, com um ciclo de webinars para dirigentes das organizações da economia social. O programa completo está disponível em www.cm-feira.pt/mosaico-social.
O Mosaico Social é promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através da sua Rede Social concelhia, em parceria com a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria.