Teatro e encontro de percussão animam Mosteirô no mês de maio

A iniciativa ‘Maio Cultural’ dinamizada pelo Fórum Ambiente e Cidadania arrancou com uma caminhada e esta noite traz até ao Salão Paroquial de Mosteirô a comédia ‘A Grande Jantarada’, protagonizada pelo Grupo Cénico de Lourosa. O serão inicia às 21h30 e será também animado pela Malta da Eira. No calendário segue-se teatro em dose dupla, a 9 e 10 de maio, e o encontro de percussão ‘Feira com Ritmo’, a 25 de maio.
O evento ‘Maio Cultural’ cumpre-se a largos anos e volta a trazer, durante este mês, várias atividades sobretudo de índole cultural até Mosteirô. O evento arrancou com a caminhada Forum On The Move, esta quinta-feira, e prossegue esta noite com a comédia “A Grande Jantarada“, estreada recentemente pelo Grupo Cénico de Lourosa na celebração do seu 75º aniversário. “É uma peça de uma associação amiga, o Grupo Cénico de Lourosa, e teremos também a Malta da Eira a atuar após a parte teatral“, afirma o presidente do Fórum Ambiente e Cidadania, Tiago Pereira, que realça a importância dos intercâmbios culturais. “Costumo dizer, porque ouvi isto quando era novo, que este é o verdadeiro associativismo. É aquela sinergia de permuta em que ‘vocês vêm cá e nós vamos aí’. Desta forma conseguimos partilhar a cultura e o que temos de melhor”, acrescenta o dirigente.
Teatro em dose dupla e encontro de percussão até ao final do mês
O Maio Cultural 2025 prossegue a 9 e 10 de maio com teatro em dose dupla protagonizado pelo grupo de teatro do Fórum Ambiente e Cidadania. O Teatramos leva a cena a peça ‘Raixpartamort‘, um espetáculo particularmente especial, explica Tiago Pereira. “É dos mais especiais que a associação já fez. É uma recuperação de um espetáculo que já fizemos e a criação foi feita através das vivências e experiências dos associados da altura. A história gira em torno de um homem, os quadros da sua vida, até à sua morte“, desvenda. Porquê duas sessões? O presidente do Fórum Ambiente e Cidadania responde. “Quando fizemos pela primeira vez em 2016 sentimos que o espaço era curto. É um espetáculo ambulante que utiliza a nossa sede como o palco e sentimos que um dia não era suficiente porque ia haver uma enchente de pessoas e as cenas não seriam tão bonitas porque não conseguiriam ver tão bem. Decidimos fazer dois dias, arriscamos nesta coisa nova, para as pessoas terem uma melhor experiência“, adianta Tiago Pereira, que não tem dúvidas de que a casa vai encher nestes dois dias de teatro.
Contando com o apoio da União de Freguesias de S. Miguel de Souto e Mosteirô, a edição de 2025 do Maio Cultural encerra com o encontro de percussão ‘Feira com Ritmo‘, uma iniciativa que convida quatro grupos do concelho. “Trazemos mais um momento de convívio e partilha, mais um momento cultural para Mosteirô, e ao mesmo tempo ajuda a aumentar a amizade entre os grupos, que são grupos amigos“, afirma Tiago Pereira. Este ano, além dos Saltarellus (o grupo da casa), o evento contará com a participação do grupo Ohana, do grupo de percussão do CiRAC, do grupo da Troupe e da Juventude de Sanguedo.
Nova direção quer dinamizar mais atividades culturais em Mosteirô
Tiago Pereira assumiu recentemente os destinos do Fórum Ambiente e Cidadania e aponta uma das grandes prioridades. “Um dos nossos maiores objetivos é conseguir criar animação mais pontual na nossa freguesia. Em vez de nos focarmos em eventos maiores como o Maio Cultural e o In Illo Tempore, ter também ocasionalmente atividades de lazer, de cariz desportivo, tal como caminhadas ou uma aula de zumba, ou até trazer outros grupos de teatro à nossa freguesia de forma a potenciar a cultura em Mosteirô“, remata.
Pode rever a entrevista na íntegra aqui: