939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Dezembro 5, 2024
AtualidadeDestaquesNotíciasPolíticaRegistosSociedade

Iniciativa Liberal reclama Espaço Cidadão em Argoncilhe

Foto: Direitos Reservados
75visualizações

A proposta da Iniciativa Liberal, uma bandeira do partido, vai ser apresentada na Assembleia de Freguesia de Argoncilhe agendada para 12 de dezembro. Partido entende que Espaço Cidadão é um “serviço essencial” para a freguesia na lógica de promoção da “cidadania e da descentralização”. 

A Iniciativa Liberal vai submeter na próxima Assembleia de Freguesia de Argoncilhe uma proposta de recomendação à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira para a instalação de um Espaço Cidadão na freguesia. “A criação de um Espaço Cidadão em Argoncilhe foi uma das bandeiras da nossa candidatura. Ao longo do mandato, questionámos o executivo local sobre esta possibilidade, sendo-nos informado que a decisão dependia da Câmara Municipal“, recorda o partido, em nota de imprensa.

Perante a demora, em setembro do ano passado, a IL submeteu uma proposta na Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira para “a criação de uma Loja do Cidadão no concelho e de Espaços Cidadão em freguesias mais distantes do centro, como Argoncilhe. Infelizmente, essa proposta foi chumbada pelo executivo e pela maioria do PSD, incluindo os argoncilhenses eleitos pelo PSD (deputado municipal e junta de freguesia), que muitos nos entristeceu na altura“, acrescenta a IL.

O dossier teve evoluções recentemente, com a autarquia a anunciar, em outubro deste ano, a instalação destes equipamentos em Canedo e Santa Maria da Feira, prevendo ainda outra unidade no norte do concelho. “É inaceitável que Argoncilhe, uma freguesia que há muito reivindica este serviço, continue a ser preterida. Vale lembrar que estes espaços contam com financiamento significativo do Governo central, através da AMA [Agência para a Modernização Administrativa] e geram receitas para as autarquias, ao mesmo tempo que aproximam os serviços públicos dos cidadãos“, sublinha.

A nossa proposta pretende unir todas as forças partidárias para corrigir o erro do chumbo anterior e garantir que a Câmara Municipal dê finalmente luz verde à instalação do Espaço Cidadão em Argoncilhe. Se esta proposta tivesse sido aprovada em setembro de 2023, hoje os cidadãos de Argoncilhe e do norte do concelho já poderiam contar com este serviço essencial, evitando deslocações para fora do município“, conclui a IL.

 

Leave a Response