939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Dezembro 6, 2024
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

Igreja da Misericórdia acolhe primeiro concerto do Ciclo de Órgão de Tubos

33visualizações
Ciclo de Órgão de Tubos realiza-se entre 3 de novembro e 8 de dezembro e vai passar por seis igrejas do concelho. Foto: DR

Concerto agendado para este domingo, 3 de novembro, às 16h, tem como protagonista o organista João Vaz, que “vai explorar o poder e a beleza do magnífico órgão Bruggeman – Baert e preencher a Igreja da Misericórdia com sonoridades únicas e envolventes”. 

Esta é a sexta edição do Ciclo de Órgão de Tubos, uma iniciativa sob a égide do município de Santa Maria da Feira e que tem como diretor artístico o organista fianense Rui Soares. O ciclo arranca a 3 de novembro e prolonga-se até 8 de dezembro, com seis concertos de órgão de tubos em seis igrejas do concelho. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, arranca na sede do concelho e prossegue com espetáculos em Sanguedo, Santa Maria de Lamas, Nogueira da Regedoura, Mosteirô e, novamente, em Santa Maria da Feira. Estes são concertos vespertinos, realizados sempre aos domingos, às 16h00.

O primeiro momento, na Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira, conta com a interpretação do organista português João Vaz, diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira e dos concertos na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, que vai executar obras de compositores portugueses, alemães e dinamarqueses do período barroco. O concerto acontece no dia 3 de novembro e, tal como os restantes, tem entrada livre.

João Vaz protagoniza primeiro concerto

Doutor em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, João Vaz é diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa e pelo Conservatório Superior de Música de Aragão, em Saragoça. Mantém uma intensa atividade a nível internacional como concertista, docente em cursos de aperfeiçoamento organístico e elemento de júri de concursos de interpretação. Gravou mais de uma dezena de CD a solo, sobretudo em órgãos históricos portugueses.

Leciona atualmente Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa. É diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira e das séries de concertos que se realizam nos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra e no órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa. Em 2017 foi agraciado com a Medalha de Honra do Município de Mafra.

Órgão Bruggeman – Baert foi pensado e desenhado de raiz 

 

O órgão da Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira é resultado de uma encomenda por parte da Santa Casa da Misericórdia da Feira ao organeiro belga, Bruggeman – Baert. Após vários contatos com este renomeado organeiro belga, surge uma proposta de construção de um novo instrumento de características barrocas inteiramente integrado no espaço recém recuperado.
Com uma caixa e fachada de características hamburguesas, o novo órgão da Igreja da Misericórdia está dividido em três secções: pedaleira, 1º manual e 2º manual ostentando um total de 16 registos. É o primeiro órgão pensado, desenhado e concretizado de raiz em Santa Maria da Feira.

Programa do concerto na Igreja da Misericórdia | 3 de novembro | 16h:

 

António Carreira (1530 –1594)
Fantasia em lá-ré

Anónimo (Itália, séc. XVII)
Aria con variationi

Frei Domingos De São José (séc. XVII)
Obra de 5º tom

Carlos Seixas (1704 – 1742)
Sonata em dó menor
› [Moderato in tempo di siciliano]
› Minuet
Sonata para órgão em lá menor

Johann Pachelbel (1653 – 1706)
Prelúdio-coral Vater unser im Himmelreich P 48
Prelúdio e fuga em mi menor P 416

Dietrich Buxtehude (1637 – 1707)
Prelúdio-coral Vater unser im Himmelreich BuxWV 219
Chacona em mi menor BuxWV 160

Georg Böhm (1661 – 1733)
Prelúdio-coral Vater unser im Himmelreich
Prelúdio, fuga e postlúdio em sol menor

Leave a Response