Aplicação que incentiva à prática de exercício físico vence concurso Fábrica de Ideias

Aplicação que incentiva à prática de exercício físico vence concurso Fábrica de Ideias

FITCONNECT foi a ideia vencedora de mais uma edição do programa Fábrica de Ideias. É uma aplicação que pretende incentivar a prática do exercício físico através da criação de uma comunidade desportiva online e foi concebida por um grupo de alunos da Escola Profissional de Paços de Brandão.

 A apresentação das ideias colocou frente a frente 27 alunos da Escola Profissional de Paços de Brandão, organizados em grupos de trabalho, e um painel de avaliação constituído por membros da Casa dos Choupos, Escola Profissional de Paços de Brandão e Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Esta edição da Fábrica de Ideias, que decorreu entre 17 e 19 de abril, na Escola Profissional de Paços de Brandão, com a participação de mentores convidados que contribuíram para a aceleração de ideias que visam minimizar ou resolver problemas de integração profissional dos jovens- Aos alunos de cada grupo foi-lhe dada a oportunidade de apresentar as suas propostas, evidenciar as suas competências e tirar o melhor partido das ações facilitadoras de participação e preparação para a entrada ou reentrada no mercado de trabalho.

Num contexto informal os alunos usufruíram de sessões sobre capacitação para o emprego e empreendedorismo através de uma metodologia ativa de aceleração de ideias com desafios e provas de superação a partir de ferramentas de coaching, promotoras do autoconhecimento e do relacionamento com os seus pares.

A ideia vencedora, FITCONNECT, vai receber apoio financeiro para pagamento das despesas associadas à implementação do projeto, mas todos os grupos participantes terão acesso a mentoria especializada para o desenvolvimento das suas ideias, para além de uma visita de campo que lhes permitirá contactar com outras experiências e ideias inspiradoras. Foram atribuídas 3 menções honrosas aos projetos Bússola do Jovem, Med Land e Second Life.

Esta equipa – formada pelos alunos Joel Rasgado, Gonçalo Tavares, Nelson Pinho, Jorge Lopes, Daniel Sousa e Leonardo Oliveira – seguirá para o bootcamp de empreendedorismo ACELERA-TE já no próximo mês, entre 12 e 14 de junho, no Europarque. O programa conta com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência através do fundo de inovação da ALPE – Agência Local em Prol do Emprego operacionalizado pela Casa dos Choupos.

A Fábrica de Ideias enquadra-se no programa Acelera-te, operacionalizado pela ALPE/ Casa dos Choupos, CRL e integra o plano TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.