Fiães: Aniversário assinalado com primeira pedra da requalificação do Monte das Pedreiras

Fiães: Aniversário assinalado com primeira pedra da requalificação do Monte das Pedreiras

O lançamento da primeira pedra da requalificação do Monte das Pedreiras, em Fiães, ao final da tarde de sexta-feira, 19 de abril, marcou o ponto alto das comemorações do 23º aniversário da elevação de Fiães a cidade. O Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, “filho da terra”, marcou presença naquele importante momento para todos os fianenses, ao lado do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, do Presidente da Junta de Freguesia, António Valdemar Ribeiro, e de tantos outros autarcas e convidados.

No Monte das Pedreiras, local privilegiado da cidade onde em tempos idos laborou a fábrica de calçado Ajax, vai nascer, dentro de aproximadamente um ano, um novo parque urbano que convida a estar e a viver a cidade, com novos equipamentos desportivos e mais espaços verdes e zonas de lazer. Uma obra que envolve um investimento municipal de mais de 900 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, felicitou, na ocasião, todos os fianenses pela “cidade que connosco têm construído”. Uma cidade, continuou, “dotada de bons equipamentos, escolas de qualidade, infraestruturada, em contínuo crescimento e desenvolvimento”.

O autarca vincou algumas das mais importantes e emblemáticas obras físicas que a Câmara Municipal já executou, que estão a ser executadas ou que se encontram em fase de projeto. “Não são promessas ou intenções, são obras feitas neste mandato. Aproximadamente 30 investimentos na cidade”, reforçou Amadeu Albergaria, garantindo que a intervenção municipal “acontece de igual forma em praticamente todo o território”.

À obra física, visível, acresce um conjunto de programas e apoios que tem igualmente peso no orçamento municipal e peso na melhoria da qualidade de vida da população, como o Programa de Incentivo à Natalidade, o Programa Movimento e Bem-Estar, o Programa de Apoio ao Desporto, o fornecimento de refeições aos alunos da freguesia, do pré-escolar ao secundário, os transportes escolares, a atribuição de bolsas a alunos do ensino secundário ou superior, entre outros apoios e investimentos.