939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Dezembro 5, 2024
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Afonso Eulálio e Pedro Andrade no Top 10 das provas de fundo dos Nacionais

19visualizações

 

Os Campeonatos Nacionais 2023 foram para a estrada neste fim-de-semana. A vila de Mogadouro, em Bragança, foi o palco eleito para disputar as provas de contrarrelógio e de fundo dos atletas elites e sub-23. A ABTF Betão-Feirense esteve representada por atletas em todas as competições, alcançando os melhores resultados nas provas de fundo com o sub-23 Afonso Eulálio em 7º e o elite Pedro Andrade em 10º lugar.

“Partimos para estes Campeonatos Nacionais com o objetivo de revalidar o título do Afonso. Não foi possível, mas fez uma excelente corrida, foi um dos grandes protagonistas da prova e está de parabéns. Na prova de elites sabíamos que era mais difícil, mas também tínhamos as nossas aspirações. Conseguimos que o Pedro estivesse com os melhores. Na parte final, acabou por não conseguir estar na discussão das medalhas, mas esteve sempre ativo e sempre em cabeça de corrida. Foram uns Nacionais marcados pelo forte calor, mas até nesse aspecto conseguimos ultrapassar essas dificuldades, comuns a todos os ciclistas. Estes dias servem de incentivo para as próximas provas, porque as sensações da maioria deles foram boas e agora vamos entrar num período, onde iremos preparar a Volta a Portugal, que é o nosso próximo grande objetivo”, declara o diretor desportivo Joaquim Andrade.

Sábado e domingo foram os dias das provas de fundo. A corrida dos sub-23 pedalou-se ao longo de 141 quilómetros e Afonso Eulálio partiu com o objectivo de revalidar o título, sendo um dos grandes protagonistas que fizeram desta prova um hino ao ciclismo de ataque, terminando o dia na 7ª posição. Também Diogo Oliveira protagonizou uma grande prova, incansável na protecção ao líder Afonso, e só não fez mais por ter sido vítima de queda na fase crucial da corrida. Ainda assim, fechou em 20º e foi um dos 25 sobreviventes a terminarem esta exigente corrida realizada sob um calor abrasador. Também na frente esteve o internacional Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), que seguiu em solitário à falta de 34 quilómetros para a meta, onde ergueu os braços para a vitória.

Na prova de fundo dos elites, Pedro Andrade integrou a fuga do dia de 13 corredores, da qual saiu o vencedor e novo campeão nacional Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), que deixou os companheiros de fuga para trás e seguiu em solitário à falta de 50 km para a meta. Outro dos ciclistas da ABTF Betão-Feirense a terminar o dia foi Ivo Pinheiro, 25º na meta e um dos 36 corredores que terminaram a corrida, dos 62 que estiveram à partida.

O dia de sexta-feira foi dedicado às provas de contra-relógio com os ciclistas sub-23 a serem os primeiros a partir para o esforço individual de 21,5 quilómetros. Afonso Eulálio e Diogo Oliveira pedalaram o 12º e 13º melhor tempo, respectivamente, gastando mais de dois minutos do que o vencedor, o internacional António Morgado (Hagens Berman Axeon), que fez o melhor tempo de 26m49s.

Entre os elites, Francisco Moreira foi o representante da ABTF Betão-Feirense na estrada, fazendo o 13º tempo do dia, a 6m34s do vencedor, o internacional João Almeida (UAE Team Emirates), que pedalou o melhor tempo de 38m51s, o único a conseguir baixar a marca dos 39 segundos.

Fotos: João Fonseca Photographer

Leave a Response