Município da Feira entregou mais de um milhão de euros a 52 entidades desportivas

Município da Feira entregou mais de um milhão de euros a 52 entidades desportivas

 

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira atribuiu mais de 1 milhão de euros a 52 entidades desportivas do concelho, no âmbito do PAD – Programa de Apoio ao Desporto 2023. A entrega dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo marcou o fecho do processo de atribuição das verbas relativas às 146 candidaturas aprovadas no ano civil em curso, num montante global de 1 061 491,40 euros.

“Somos das poucas câmaras do país que atribuem verbas desta dimensão às associações desportivas”, sublinha o presidente da Câmara, Emídio Sousa.

“Esta é uma aposta estratégica que mantemos há décadas, e sempre em crescendo, na construção e requalificação de espaços desportivos, mas também no apoio financeiro e logístico às entidades que têm o mérito de incentivar as nossas populações a praticar desporto”, explica o edil.

“Não é por acaso que o nosso Programa de Apoio ao Desporto é hoje uma referência a nível nacional, sendo solicitado por vários municípios e organismos ligados ao desporto, e apontado como um exemplo de boas práticas”, reforça Emídio Sousa.

Os 142 contratos-programa entregues às associações destinam-se a apoiar a inscrição de praticantes, a manutenção de pavilhões gimnodesportivos e de campos de jogos de relva natural e sintética, as atividades regulares e pontuais das associações, a aquisição de materiais não individuais, o apetrechamento de equipamentos de desfibrilhação automática externa, bem como a construção, modernização e reabilitação de instalações, equipamentos desportivos ou infraestruturas de apoio.

O vereador que tutela a pasta do Desporto, Mário Jorge Reis, sublinha pertinência dos apoios atribuídos, destacando os relativos à Medida 1, através da qual o Município de Santa Maria da Feira assume integralmente o valor das inscrições e seguros dos atletas de qualquer modalidade, em idade de formação.

O autarca reitera que este apoio às entidades desportivas do concelho é para continuar e lembra que, já em 2022, a verba atribuída no âmbito do PAD ultrapassou o milhão de euros.

“Merecem todo o nosso apoio pelo importantíssimo contributo que dão para o crescimento de tantas crianças e jovens enquanto indivíduos, através do desporto”, frisa o vereador, enaltecendo a promoção de valores fundamentais para o desenvolvimento e capacitação dos jovens desportistas e a ocupação salutar dos seus tempos livres.

Os contratos-programa de desenvolvimento desportivo do PAD foram entregues pelo presidente da Câmara, Emídio Sousa, numa sessão realizada a 17 de maio, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio Meão.

O encontro contou com a presença do vereador do Desporto, Mário Jorge Reis, da presidente da Junta anfitriã, Conceição Silva, e dos representantes das associações desportivas que viram aprovadas as suas candidaturas.