Bloco de partos do Hospital S. Sebastião vai ser intervencionado com mais de 300 mil euros

Bloco de partos do Hospital S. Sebastião vai ser intervencionado com mais de 300 mil euros

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) vai receber mais de 300 mil euros para obras e equipamentos de beneficiação do seu bloco de partos. Estima-se que as obras sejam concretizadas ainda este ano.

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde criou, no início do presente ano, um programa de apoio à requalificação dos blocos de partos dos hospitais do SNS, iniciativa à qual atribuiu um investimento total de 20 milhões de euros. Pretende-se com este programa que as unidades do SNS disponham de meios para requalificar as infraestruturas na área de ginecologia/obstetrícia, em particular dos blocos de partos, e dos respetivos equipamentos.

A candidatura apresentada pelo CHEDV, que foi elaborada de forma a responder às necessidades atuais de melhoria do serviço, foi aprovada e inclui uma intervenção profunda no Bloco de Partos do Hospital de S. Sebastião, esperando-se reflexos significativos no acesso, qualidade, segurança e humanização na assistência pré e pós-natal, promovendo-se ainda a inovação e rentabilização da capacidade instalada.

Das 33 instituições hospitalares que se candidataram, 25 foram selecionadas, após apresentação de “projetos de enorme qualidade“. As despesas elegíveis no âmbito deste programa incluem aquisição de equipamentos para os blocos de parto e de serviços, nomeadamente estudos e projetos de intervenção infraestrutural nos blocos de parto e intervenções infraestruturais para cumprimento dos programas funcionais aprovados.

A Direção Executiva do SNS refere que esta “é uma aposta séria” na qualificação das infraestruturas e dos respetivos equipamentos dos blocos de parto e garante que os projetos aprovados serão concretizados ainda este ano, compromisso que o CHEDV já assumiu.

Foto: DR