Atletas da Feira Viva homenageados com medalha da Federação Portuguesa de Natação: “São um exemplo de superação para todos nós”

Atletas da Feira Viva homenageados com medalha da Federação Portuguesa de Natação: “São um exemplo de superação para todos nós”

Foi num momento solene e muito emotivo que os atletas da Feira Viva Natação Adaptada receberam a réplica da medalha de ouro da Federação Portuguesa de Natação numa cerimónia que decorreu esta terça-feira, 21 de março, data em que se assinala o Dia Mundial do Síndrome de Down.

A Feira Viva Natação Adaptada e a sua diretora técnica, Carla Cardoso, foram distinguidos com a medalha de ouro, a mais alta distinção honorífica atribuída a atletas e clubes da Federação Portuguesa de Natação, na passada Gala de 2022. O Município replicou esta medalha e entregou-a a cada atleta federado, individualmente, ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia presidida por Emídio Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Os atletas receberam das mãos do Presidente da Câmara Municipal a medalha pelo percurso do projeto e resultados de excelência alcançados. Presentes na cerimónia estiveram o Comendador Alfredo Henriques, o Vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, Alexsander Esteves, o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Jorge Oliveira, o Vice-presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, o Vereador do Desporto, Mário Jorge Reis, a Vereadora das Finanças, Sónia Azevedo, o Vereador da Proteção Civil, Vítor Marques e o Vereador socialista, Délio Carquejo, assim como representantes dos partidos com assento na assembleia municipal João Cunha e Miguel Branco e representantes do Conselho de Administração da Feira Viva, Beatriz Silva e Paulo Marcelo. Os patrocinadores da equipa, Daniel Cardoso, por parte da Indaqua, António Cerqueira, representante da Fidelidade/Multicare e João Abel Dias, da MultiOpticas, também marcaram presença.

A cerimónia começou com a intervenção de Paulo Sérgio Pais, Diretor Executivo da Feira Viva, que num dia “de festa para a equipa” lembrou a criação do projeto, em 2007, quando traçou o objetivo de chegar aos Jogos Paralímpicos, com uma palavra especial de agradecimento às famílias dos atletas, cujo empenho é determinante. “Este gesto serve para lembrar a contribuição de cada atleta para os resultados da equipa e receber a medalha pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, é uma lembrança da responsabilidade que cada um tem ao representar o município nos palcos desportivos mundiais“, afirmou.

O Vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, Alexsander Esteves, enalteceu o trabalho e percurso da equipa da Feira Viva ao longo dos anos, e adiantou que a Federação já está a delinear o projeto de preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, esperando que a “Feira esteja presente“. O representante da FPN agradeceu à câmara municipal a realização desta cerimónia de reconhecimento e aplaudiu o desempenho dos atletas.

Depois de entregar a réplica da medalha de Ouro a cada atleta, o Presidente da Câmara encerrou as intervenções assinalando a enorme alegria de distinguir a ideia do projeto de Paulo Sérgio Pais, a execução por parte de Carla Cardoso e o desempenho de toda a equipa da Feira Viva “pela ideia, pelo trabalho e pelos resultados extraordinários“.

Emídio Sousa realçou ainda a importância dos patrocinadores, Indaqua, Fidelidade/Multicare e MultiOpticas que contribuem com “uma pequena parte do seu orçamento para a execução do projeto, mas que tenho a certeza que em dias como hoje têm uma enorme retribuição“. Aos treinadores “que muitas vezes são muito mais do que treinadores” o Presidente da Câmara municipal deixou um agradecimento especial. “Santa Maria da Feira aposta no Desporto em todos os sentidos e em todas as modalidades“, afirmou.

O autarca lembrou a importância da prática desportiva na sociedade e explicou que a aposta no desporto excede a vertente competitiva e promove entretenimento e saúde. “Com o lema de o melhor ainda está por chegar, vocês são fantásticos. O primeiro objetivo dos Jogos Paralímpicos já alcançamos, e ainda no passado fim-de-semana o Ivo Rocha voltou a atingir mínimos, agora para os Jogos de Paris em 2024, uma notícia que nos deixa a todos orgulhosos. O Ivo é um atleta fantástico, mas todos os atletas da Feira Viva Natação Adaptada são um exemplo de superação para todos nós. A todos vocês, às vossas famílias aqui presentes, a todos os amigos do projeto o meu muito obrigado“, afirmou.