“Enchente” nas ruas de Sanguedo no regresso da Queima do Velho

“Enchente” nas ruas de Sanguedo no regresso da Queima do Velho

As ruas de Sanguedo encheram-se de gente no regresso da Queima do Velho, uma tradição que o Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo cumpriu pela 19ª vez na semana passada.


Centenas de pessoas deslocaram-se na noite de Carnaval à Praça do Eleito Local, em Sanguedo, para assistirem à peça de teatro “Justiça de Sanganeto”, integrada na 19.ª edição da Queima do Velho.

Num ano especial para o rancho folclórico, e com a secção de teatro Os Medievos a comemorar 10 anos de existência, o público respondeu em força, destaca a coletividade em nota de imprensa. “Foi realmente muito gratificante e motivador para nós vermos a população aderir em massa ao evento e acima de tudo feliz. O sucesso deste evento fez com que ganhássemos ainda mais vontade para continuar e começar já a trabalhar para a próxima edição“, afirma.

A Queima do Velho, em Sanguedo, “é muito mais do que uma simples fogueira“, destaca a associação sanguedense. Neste evento, é feita a “recriação desses momentos de convívio e diversão que eram promovidos pela população em torno da tradicional fogueira“, uma recriação enriquecida pela peça de teatro apresentada pel’Os Medievos. “São retratadas histórias da freguesia, que antecede à queima do velho, onde são queimados os condenados no fim do espetáculo“, descreve ainda a coletividade.

Com o “sentimento de dever cumprido“, o Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo promete continuar a trabalhar para manter viva esta tradição. Agradecendo a todos os que tornaram possível este evento, o rancho congratula também os mais de 20 elementos que fazem parte da secção de teatro Os Medievos, que celebra em 2023 dez anos de existência.

Para o ano, garante o rancho, a Queima do Velho promete: “Esperemos que tenham gostado, prometemos que em 2024 será ainda melhor, já estamos a trabalhar para isso e, claro, contamos convosco”.

Fotos: Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo