Projeto itinerante da Biblioteca da Feira leva livros e o gosto pela leitura a freguesias mais periféricas

Projeto itinerante da Biblioteca da Feira leva livros e o gosto pela leitura a freguesias mais periféricas

Projeto itinerante ‘Leituras em Espaço Público’ da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira arranca em março e viaja até às freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior.

O Parque Nossa Senhora da Piedade, em Canedo, é o primeiro a receber o projeto itinerante, já a 4 de março, seguindo-se depois o Largo da Igreja, em Vale, a 11 de março, e o Largo da Igreja em Vila Maior, a 18 de março.

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira arranca já em março com um novo projeto itinerante, o “Leituras em Espaço Público”, aproximando a biblioteca e os seus serviços das populações com dificuldades de mobilidade, sem meios de transporte ou que vivam isoladas nas freguesias mais periféricas do território. Na bagagem leva cerca de 3500 documentos em diferentes suportes, computador e acesso à internet.

Depois de projetos de itinerância já consolidados, como o Bibliobus que leva leituras a 45 instituições particulares de solidariedade social em todo o concelho, o Leituras em Linha que percorre, atualmente, 14 unidades fabris do território, e a Biblioteca Vai à Praia, que estaciona durante a época balnear na Praia Fluvial da Mâmoa, a Biblioteca de Santa Maria da Feira abraça um novo desafio, ‘viajando’ até às freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior para uma “Leitura em Espaço Público”.

Mensalmente, sempre a um sábado, entre as 14h00 e as 16h30, o “Leitura em Espaço Público” vai estar em itinerância na União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, disponibilizando às populações livros, cinema e música para empréstimo domiciliário, mas também computador e acesso à internet.

Promover o livro e a leitura, fomentar a literacia, criar laços afetivos e efetivos com os leitores, aproximar a biblioteca dos seus públicos são objetivos transversais a todos os projetos itinerantes promovidos pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Mas o propósito deste equipamento cultural de excelência é mais lato e em toda a sua ação diária define como meta o combate das desigualdades no acesso a recursos, serviços e experiências educativas disponibilizados no território feirense que possam ser limitadores das oportunidades de crescimento das pessoas de todas as idades e em diferentes fases da vida.