Sessão participativa sobre Plano Estratégico Educativo Municipal envolveu mais de 100 agentes feirenses

Sessão participativa sobre Plano Estratégico Educativo Municipal envolveu mais de 100 agentes feirenses

Mais de 100 pessoas, em representação de diferentes setores da comunidade feirense, aceitaram o convite da Câmara Municipal e envolveram-se, na passada terça-feira, 7 de fevereiro, em mais um passo da construção do Plano Estratégico Educativo Municipal, refletindo e dando o seu importante contributo, numa votação online, sobre o que consideram prioritário nos objetivos estratégicos para a atuação do Município na Educação até 2030.

Esta sessão participativa surge na continuidade de outras ações, nomeadamente da realização de um questionário de satisfação sobre o projeto Educativo Municipal em vigor e das múltiplas sessões de auscultação setoriais realizadas e que resultaram, resumidamente, em três eixos de atuação:

» Eixo 1 – Identidades | Incide no fortalecimento da identidade local em torno da indústria, das artes e da cultura;

» Eixo 2 – Educação para Todos | centrado na capacitação dos indivíduos, ao longo da vida orientada por princípios de equidade;

» Eixo 3 – Território Ativo e Sustentável | visa a capitalização dos recursos locais e das preocupações globais para a construção de uma comunidade saudável e resiliente.

Da análise preliminar dos resultados das votações, destaque para a “valorização de competências pessoais e transversais no contexto escolar e profissional” como dimensão chave a considerar nos três principais eixos do Plano de Ação.

Relativamente aos objetivos, a matriz de respostas manteve-se coerente ao identificar a necessidade de ligar a escola e a rede de ofertas educativas e formativas aos atores locais e ao tecido empregador do concelho. 

No ponto de vista operativo, as opções mais valorizadas pelos participantes reforçam o potencial de uma estratégia educativa integrada capaz de “reconhecer o valor produtivo dos indivíduos e o valor acrescentado das suas competências”

Na perspetiva de promover a equidade na Educação foram privilegiadas ações de âmbito material que incidam na melhoria dos espaços físicos e das respostas de transporte escolar.

Foi ao vereador da Câmara Municipal responsável pela pasta da Educação, Gil Ferreira, que coube a análise das votações e encerrar este exercício de participação, tendo deixado a garantia de que todas as mensagens, opiniões e contributos recolhidos serão assumidas pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pela Universidade de Aveiro como fundamentais no caminho da consolidação de áreas-chave a integrar o plano de ação do Plano Estratégico Educativo Municipal 2030.

O Plano Estratégico Educativo Municipal pretende ser um instrumento inspirador e que espelhe as vontades do coletivo, no alinhamento entre expectativas e visão estratégica a definir para a Educação e na afirmação da identidade educativa do Município.